Themístocles Filho acredita em vitória de Rafael Fonteles no primeiro turno

Presidente da Assembleia está confiante na vitória de Rafael Fonteles no Piauí, inclusive, em Teresina.

Themístocles Filho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pré-candidato a vice-governador, o deputado estadual Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa, afirmou nesta segunda-feira, 27, ao jornalista Yeldson Vasconcelos, no Programa Bom Dia Meio Norte, que as eleições de 2022 devem ser decididas no primeiro turno.

Themístocles disse que a eleição é estadual, mas tem um peso nacional. "No Nordeste é muito forte a força do ex-presidente Lula. Ele soma bastante", diz, ressaltando que colar na imagem do ex-presidente soma muito para os candidatos a governador e a senador.

De acordo com o deputado, Rafael Fonteles vai vencer as eleições no Piauí como um todo, inclusive, em Teresina. "Rafael vai ganhar no primeiro turno", disse, enfatizando que esta é a primeira vez que há um candidato da capital.

"No meu entender, vamos vencer as eleições no primeiro turno e Rafael vai vencer nas maiores cidades do Piauí", disse e disse acreditar que haverá maior número de adesão à pré-candidatura de Rafael. Para ele, é uma situação normal verificada em outros pleitos passados que quando um candidato cresce nas pesquisas, agrega e recebe mais adesões.

Em nível nacional, o deputado disse que se as eleições fossem hoje, o ex-presidente Lula levaria em primeiro turno, ressaltando que pesquisa é algo de momento.

Deputado acredita que Rafael vai ganhar vencer na capital e nas maiores cidades do Piauí (Reprodução)

Influência de Lula

O deputado disse que este pleito está no padrão das outras eleições. No Piauí, para deputado estadual e federal, cerca de 70% da população ainda não definiram os nomes.

"Se você estimular, para deputado deputado federal e estadual, dependendo da área de atuação do parlamentar, esse número vai lá para cima. A população bota na memória", explica, enfatizando que para governador, na espontânea ainda há indefinição por parte do eleitorado. "Quando você estimula para governador é diferente", diz.

Relacionamento com Dr. Pessoa e Jeová

Questionado sobre o relacionamento com a administração municipal da capital, com o prefeito Dr. Pessoa, Themístocles disse que espera uma boa gestão. 

"Ajudei a elegê-lo, mas não faço parte do seu governo, desejo que ele faça uma boa gestão", declara.

Com o presidente da Câmara Municipal de Teresina, ele deixa claro que Jeová Alencar segue o caminho dele. 

"Eu sigo o meu caminho. Faço campanha sem atacar e sem xingar. É meu estilo de fazer campanha e de me apresentar ao cidadão piauiense. O povo quer é resultado", diz, enfatizando que o eleitor não gosta de baixo nível.

Assembleia prioriza educação e votou todos os projetos

Themístocles falou também a segurança pública e disse que o motopatrulhamento na Polícia Militar do Piauí é um caminho sem volta. "O motopatrulhamento acontece no Brasil todo e na Assembleia Legislativa, nós encabeçamos as emendas de bancadas", disse.

Em 2021, o deputado conta que fez três emendas de bancada, sendo uma para compra de motos para PM do Piauí, outra para o Hospital São Marcos para atendimento ao câncer e outra para o Serviço Social do Estado para atender as pessoas mais carentes. "Todos os parlamentares assinaram e foram mais de 300 motos para Polícia Militar do Piauí", disse, destacando a contrapartida do Governo do Estado.

Themístocles disse que as motos foram entregues e quem vai determinar quais as cidades para onde serão destinadas as motos é a Secretaria de Segurança do Estado do Piaí junto com o comando da Polícia Militar, pois eles têm os dados da segurança no estado.

Segundo o deputado, os problemas de segurança estão nas maiores cidades e no caso do Piauí, estão concentrados nas 15 maiores cidades. 

"Este ano vamos colocar projeto na Assembleia para apresentar 10 emendas de bancada para atender mais setores da sociedade piauiense", disse.

O deputado avaliou o desempenho da Assembleia neste primeiro semestre e garantiu que nenhuma matéria deixou de ser votada por conta do ano eleitoral. "Todos os anos que estamos em eleição estadual diminui um pouco a presença de parlamentares em plenário. Mas temos compromisso de votar todas as matérias", disse, enfatizando que todas as matérias de interesse da população são votados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES