“Tranquila e harmoniosa”, diz Moraes sobre votação no Brasil e exterior

Presidente do TSE disse que filas estão 'dentro da normalidade' e reforçou que todos os eleitores que estiverem na fila até as 17h vão votar.

"Tranquila e harmoniosa", diz Moraes sobre votação no Brasil e exterior | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou no início da tarde deste domingo (2) que a votação de primeiro turno vem sendo realizada de forma "tranquila e harmoniosa".

"Eleição absolutamente tranquila, um clima tranquilo. Eu votei cedo em São Paulo, depois passei no TRE de São Paulo, conversei com o presidente. Vim para Brasília, passei em dois locais. Nós percebemos um clima ameno, tranquilo", disse.

Moraes citou a ocorrência de problemas comuns em dias de votação, como filas um pouco maiores no horário do almoço.

"Isso também, dentro da normalidade. Obviamente, todos os eleitores e eleitoras que chegarem até as 17 horas votação. Serão distribuídas senhas [...] para que se complete normalmente as eleições", esclareceu.

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em coletiva na tarde de domingo (Foto: TSE)Como exemplo, o presidente do TSE citou a votação dos brasileiros que moram em Portugal. Segundo Moraes, em Lisboa, o índice de comparecimento foi "50 e poucos por centro" maior que o registrado em 2018.

Moraes deixou claro que a totalização será feita a partir das 17 horas, e que os votos no exterior estão sendo divulgados por meio dos boletins de urna.

"O TSE, a partir das 17h, estará divulgando todos os boletins de urna na rede social, para que todas as pessoas e todas as entidades fiscalizadoras tenham total acesso para, eventualmente, somarem e conferirem as eleições", informou o ministro.

COMPARECIMENTO ÀS URNAS

Questionado na tarde deste domingo, Moraes afirmou que não é possível, a princípio, relacionar o registro biométrico dos eleitores com eventuais filas e atrasos na votação.

"Até porque em algumas zonas eleitorais, já foi verificado um aumento do número de eleitores, ou seja, um menor número de abstenção", disse.

Perguntado, Moraes repetiu que os registros de ocorrências, crimes eleitorais ou hostilidades em áreas de votação não fogem à normalidade esperada para uma votação deste porte.

Presidente do TSE, Alexandre de Moraes, em coletiva na tarde de domingo (Foto: TSE)"Intercorrências ocorrem em todas as eleições. Agora, nada fora do normal. O clima em todos os estados está muito tranquilo. A sociedade brasileira está demonstrando maturidade democrática. Cada um vai a sua seção vota sem confusão, sem violência. Então nós estamos extremamente satisfeitos com o andar das eleições 2022."

O presidente do TSE afirmou que a Justiça Eleitoral não registrou ocorrências específicas relacionadas ao descumprimento ou questionamento das medidas de segurança implementadas este ano.

"Dia de eleição não é dia de arma. Eu digo, disse e repito, a arma do eleitor é o voto. Não se justifica que no dia de eleição, quando há uma aglomeração maior de pessoas, as pessoas saiam para praticar tiro. Tem outros dias para isso", disse Moraes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES