TRE-PI realiza Treinamento de Segurança para as Eleições Gerais 2022

Esclareceu pontos com relação à propaganda irregular, crime de boca de urna, corrupção eleitoral e as atribuições do Poder de Polícia no dia da eleição

TRE-PI realiza Treinamento de Segurança para as Eleições Gerais 2022 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou, na manhã de terça-feira (27), o Treinamento de Segurança das Eleições Gerais 2022, voltado para agentes que atuarão durante o pleito eleitoral.

O evento foi realizado pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento -COEDE e tratou das novas orientações, medidas de proteção e ações permitidas no dia da eleição, tanto por parte do eleitor como por parte dos integrantes da Justiça Eleitoral - magistradas/magistrados, representantes do Ministério Público Eleitoral, servidoras/servidores, mesárias/mesários, colaboradores/colaboradores.

TRE-PI realiza Treinamento de Segurança para as Eleições Gerais 2022 - Foto: Divulgação/TRE

Em primeiro momento, o Chefe da Seção de Apoio às Zonas Eleitorais -SEOZIC, Hugo Leonardo Ferreira Leite, explicou as novas diretrizes previstas para esse pleito de 2022 em virtude das atualizações da legislação eleitoral. Entre as pautas abordadas estavam as novidades que serão implementadas este ano, como o tempo de exibição da foto do candidato, a inserção do intérprete de libras, inspeção da cabine de votação, ações permitidas no caso de acompanhantes ou atendentes de pessoas com direito à prioridade, teste de teclado e procedimento que deve ser realizado no início da votação.

Na segunda parte da programação, o Juiz Presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-PI, Marcelo Leonardo Barros Pio, esclareceu pontos com relação à propaganda irregular, crime de boca de urna, corrupção eleitoral e as atribuições do Poder de Polícia no dia da eleição. Além disso, também houve a abordagem das regras estabelecidas na Resolução TSE n° 23.669/2021, bem como das recentes normas que proíbem o uso do celular na cabine de votação e também tratam da questão do porte de armas no local da votação.

Participaram do treinamento, integrantes da Guarda Civil Municipal de Teresina (GCM - THE), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-PI), 25º Batalhão de Caçadores, Polícia Federal no Piauí (PF-PI), Polícia Militar do Piauí (PM-PI), Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI), 10ª Região Militar (10ª RM), 2º Batalhão de Engenharia de Construção, Polícia Rodoviária Federal no Piauí (PRF-PI), Polícia Civil do Estado do Piauí, entre outras instâncias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES