TSE diz que 368 urnas foram substituídas neste domingo de 2º turno

Substituídas equivalem a 0,25% do total de urnas em uso nas eleições, e São Paulo é o estado com mais trocas (103). TSE diz que aplicativo e-Título não apresenta problemas.

Eleições 2020 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que até as 11h30 deste domingo (29), quando ocorre o segundo turno das eleições municipais, foram substituídas 368 urnas eletrônicas no país.

Em nenhum caso foi necessário voto manual, ou seja, as urnas que apresentaram problema foram substituídas por outras urnas eletrônicas.

As 368 urnas substituídas correspondem, segundo o TSE, a 0,25% do total de equipamentos utilizados neste segundo turno, disputado em 57 cidades brasileiras (18 capitais e outros 39 municípios).

Os dados estão em um balanço divulgado pelo TSE às 12h deste domingo. O estado que registrou maior número de urnas trocadas foi São Paulo, com 103 unidades. Já o Rio de Janeiro teve 95 urnas substituídas.

Justificativas

O TSE também informou que até as 12h05 deste domingo 503.559 eleitores justificaram ausência no segundo turno por meio do aplicativo e-Título, utilizado em celulares.

"Até o momento, o aplicativo tem funcionado adequadamente e sem instabilidade", registrou o tribunal.

No primeiro turno, eleitores de todo o país relataram dificuldades para realizar a justificativa por meio do aplicativo.

Na ocasião, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o problema foi causado por downloads “de última hora”. Segundo o TSE, cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.

Para evitar o congestionamento neste segundo turno, somente poderão usar o aplicativo os eleitores que baixaram o programa até as 23h59 de sábado (28).

Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição pode justificar a ausência por georreferenciamento, por meio do e-Título. Essa funcionalidade estará disponível somente neste domingo, dia da eleição, das 7h às 17h.

O app identificará que o eleitor está fora do município neste domingo e vai liberar a justificativa sem a necessidade de apresentação de documentos comprobatórios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES