Vândalos invadem escola e destroem 10 urnas no interior de SP

Os criminosos deixaram um bilhete: \“Vão para o inferno\”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vândalos invadiram a Escola Estadual Humberto de Campos, em Sorocaba (SP), e depredaram 10 das 15 urnas eletrônicas que estavam prontas para o 2° turno das eleições, neste domingo (28).

As equipes que chegaram pela manhã encontraram várias salas reviradas e um bilhete com a frase: "Vão para o inferno". A suspeita é que a ação aconteceu durante a madrugada.

Os vândalos arrombaram salas, destruíram maçanetas, tiraram as urnas de lugar e até arrancaram os cabos de energia dos equipamentos.

O material usado pelos mesários, como pastas e papéis, também ficou espalhado nas salas da 17ª seção da 271ª zona eleitoral.

Na sexta-feira (26), as urnas foram levadas para a escola e, de acordo com a chefe de cartório Samara Ferreira de Oliveira, a última vistoria no local ocorreu no sábado (27) pela manhã.

A Polícia Militar foi acionada e as urnas começaram a ser trocadas antes das 8h e a votação não atrasou. Os equipamentos vandalizados foram levados ao cartório eleitoral. A escola deve receber 3.654 eleitores.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Mariano, dois guardas passaram a noite fazendo a segurança na escola. Mas por volta das 21h viram um homem pulando o muro para fugir.

"Eles tentaram abordar o suspeito, que reagiu de maneira ameaçadora. Então atiraram, mas o homem não foi atingido, e fugiu correndo", afirmou.

Fiação elétrica cortada

Outro caso de vandalismo em um local de votação foi registrado em Sorocaba. A fiação elétrica da Escola Estadual Flávio Gagliardi, no Jardim Saira, foi cortada durante a madrugada.

A ação não prejudicou a votação, pois as urnas eletrônicas possuem uma bateria interna com autonomia de oito horas.

De acordo com o chefe de cartório João Lima, todas as urnas oito urnas receberam uma bateria extra por precaução. Ao todo, 2.816 eleitores estão aptos a votar na escola.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES