Wellington Dias é cotado para ocupar Ministério da Economia, diz Estadão

Ex-presidente Lula diz que em caso de vitória planeja colocar nome político na Economia.

Wellington Dias é cotado para Ministério | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pré-candidato à Presidência da República, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afirma que, em caso de vitória, o ministro da Economia será um nome político, alguém com bastante capacidade de articulação junto ao Congresso Nacional.

Segundo informações de fontes da campanha petista, um dos nomes mais cotados é de Fernando Haddad. Caso não seja eleito governador, ele seria o nome natural, sendo um dos mais próximos a Lula. Outros nomes que surgem nas conversas que os auxiliares têm com Lula, são dos ex-governadores Wellington Dias (Piauí) e Tião Viana (Acre). Outro nome que aparece na lista é o do deputado e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Wellington Dias governou o Piauí por quatro mandatos, liderou o Fórum de Governadores do Brasil na temática vacina, presidiu o Consórcio Nordeste.

Ex-governador aparece como cotado para Economia (Divulgação)

Pautas 

Segundo avaliação de empresários, a falta de um nome forte do mundo econômico para o possível comando da Economia em Brasília indica que um terceiro governo Lula não pretende abrir mão de pautas caras para a base eleitoral, como o segmento de baixa renda, algo que o ex-presidente tem deixado claro nos seus almoços e jantares com alguns dos pesos-pesados do PIB.

Advogado de formação, Fernando Haddad tem mestrado em Economia e doutorado em Filosofia. Ele acompanhou Lula no almoço na Fiesp, onde o ex-presidente só levou outros dois aliados: o candidato a vice em sua chapa, Geraldo Alckmin (PSB), e o ex-ministro Aloizio Mercadante. Haddad foi um dos responsáveis pela aproximação entre Lula e Alckmin e é um elo do ex-presidente também com nomes do meio acadêmico em São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES