Eleitor tem direito de formar a chapa que quiser, reage Dilma

Pré-candidata do PT comenta “Dilmasia” e afirma que ninguém pode dizer como as pessoas devem votar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de causar desconforto entre aliados ao defender uma dobradinha com o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, jogou água na fervura da crise e disse nesta sexta-feira, 9, que o eleitor tem o direito de formar a chapa que bem entender.

?Ninguém pode ser autoritário com o eleitor?, afirmou Dilma, após se reunir com o presidente do Chile, Sebastian Piñera, na embaixada daquele país. ?Eu respeito o que o eleitor fizer e, sendo assim, você não pode dizer como ele deve votar.?

A polêmica sobre a dobradinha híbrida entre o PT e o PSDB em Minas ocorreu depois que Dilma elogiou o ex-governador Aécio Neves (PSDB), depositou flores no túmulo de Tancredo Neves e, em entrevista à rádio Itatiaia, na quarta-feira, 7, disse entender a formação da chapa ?Dilmasia? ou ?Anastadilma?.

Na tarde desta sexta, porém, a petista procurou afagar o aliado PMDB, que briga com o PT para emplacar o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, na disputa ao governo de Minas. O PT tem dois pré-candidatos ao mesmo cargo: o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel e o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

?Em Minas, eu não só espero como desejo e até apelo para o entendimento?, insistiu Dilma. Na tentativa de acertar o palanque para a petista em Minas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que o PT deve ceder a cabeça da chapa para Hélio Costa.

Dilma telefonou para Costa na quarta-feira mesmo e disse ter sido mal interpretada em suas declarações. ?Achei estranhíssima aquela história?, contou. ?O Hélio entendeu e até brincou comigo, dizendo que qualquer dia iriam perguntar para ele sobre o Serrélio?, emendou, numa referência à união entre o ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, e Hélio Costa.

Prestes a visitar Juazeiro do Norte e Fortaleza (CE), na semana que vem, Dilma fez vários elogios ao deputado e ex-ministro Ciro Gomes (PSB), que quer concorrer à Presidência, mas ainda aguarda uma conversa com Lula para definir seu destino político. O presidente avalia que a eleição deve ser plebiscitária entre Dilma e Serra e gostaria que Ciro desistisse da empreitada.

?Ciro é uma pessoa solidária, firme, generosa. Como é muito inteligente, sempre dá o melhor dele?, observou Dilma. Lembrada de que o deputado ? ex-ministro da Integração Nacional ? sempre diz que a candidatura dele vai ajudá-la a passar para o segundo turno na disputa contra Serra, a ex-ministra não entrou no embate.

?É a visão dele. Quem sou eu para falar que não??, comentou ela. Diplomática, Dilma afirmou que não pedirá a Ciro para apoiá-la. ?Com Ciro não preciso fazer apelo. Ele é uma pessoa que tem suas convicções e eu as respeito?.

Sem o tom beligerante adotado nos últimos dias contra o PSDB, a pré-candidata do PT disse que o encontro do qual participará neste sábado, 10, ao lado de Lula ? engrossado por seis centrais sindicais, em São Bernardo do Campo (SP) ? não foi programado para criar fato político.

?Fazer contraponto a Serra? Não, nem tenho essa pretensão?, desconversou Dilma. Depois, caprichou no sotaque mineiro: ?Uai, gente, é absolutamente legítimo que a base do PSDB lance um candidato.?

O encontro de São Bernardo do Campo ? berço do PT ? será puxado pelo mote do ?emprego e qualificação profissional?. Na prática, foi planejado sob medida para fazer um ?contraponto social? à convenção tucana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES