Ellen Gera sobre o PROAJA: “decisão que restabelece a Justiça e o direito”

O secretário de Educação ainda lamentou a posição de alguns parlamentares que comemoraram a suspensão das aulas.

Ellen Gera sobre o PROAJA: "decisão que restabelece a Justiça" | Apoliana Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Educação do Piauí, Ellen Gera, concedeu entrevista ao Jogo do Poder nesta quinta-feira, 25 de agosto, e comemorou a retomada do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROAJA) por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª região (TRF-1). 

De acordo com o líder da pasta, a Justiça foi reestabelecida; destacando ainda que todo o processo do PROAJA é transparente e o pagamento só é autorizado para as entidades participantes, quando há de fato a comprovação da alfabetização. “Uma decisão que restabelece a Justiça e o direito de quem ainda é analfabeto, de ter direito a esse processo de alfabetização”, afirmou. 

Leia Mais

Ellen Gera sinalizou que as ‘hipóteses levantadas’ sobre irregularidades no programa não se sustentam, reverberando a autorização de que as aulas sejam retomadas no Piauí. 

Ellen Gera em entrevista ao Agora (Foto: Apoliana Oliveira)

“Eu fiquei muito invocado, com a suspensão desse porte, com um programa desse nível. (…) Vou ter que voltar todo o processo de aprendizagem, engajamento, Busca Ativa até para trazer essas pessoas de volta”, comentou. 

Para ele, mais de 154 mil pessoas foram prejudicadas e a “suspensão era violenta demais para o problema que estava se apresentando”. 

“Quando você dá uma decisão que suspende todo o programa, você tira 154 mil pessoas da sala de aula”, disse. 

O secretário criticou a postura dos oposicionistas, classificando o espanto com a postura de alguns parlamentares, que comemoraram a suspensão das aulas. “Me assusto com o relatório chegando a Seduc já tinha deputado tirando foto, comemorando a suspensão das aulas de alfabetização dessas pessoas, até me espanto porque você torcer para o pior é algo difícil de se ver quem está se propondo em fazer o bem, mas fico feliz em ver que o TRF1 reposiciona a Justiça”, afirmou.

Ellen Gera em entrevista ao Agora (Foto: Apoliana Oliveira)

Ellen Gera garantiu que qualquer problema será devidamente investigado e combatido. “Digo mais, qualquer problema ou irregularidade nós vamos combater, nós vamos investigar.  O método de pagamento do Proeja é um dos mais inovadores que se tem, e o PROAJA é estritamente rigoroso, e ele só paga quando a pessoa é de fato alfabetizada”, destacou. 

Ele concluiu. “Fico feliz que o posicionamento da Justiça tenha sido refeito e sempre acredite que poderíamos retomar essa missão da alfabetização de pessoas, adultas e idosas que lá atrás não tiveram acesso à educação”. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES