Em 7 anos, PPPs têm 22 contratos e geraram mais 20 mil empregos no Piauí

Viviane Moura diz que PPPs geraram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e impactaram a vida dos piauienses.

Viviane Moura da Suparc-PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 7 anos de existência e funcionamento dos programas de Parcerias Públicas Privadas do Piauí, executado pela Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí, já assinou 22 contratos e gerou cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos e esse volume de contratos, segundo a superintendente Viviane Moura, já permitiu que o Estado recebesse investimento de R$ 1,7 bilhão feito pela iniciativa privada. "É um valor que se fosse dentro do orçamento de Governo teria uma logística de utilização muito mais complexa", afirma.

Viviane Moura afirma que nas PPPs são empresas privadas que assumem a condição de gerir equipamentos que continuam sendo públicos. "O Governo sempre trata com o setor privado, por exemplo, quando faz licitação e contrato para construção de escola, hospitais, é o setor privado quem executa", explica.

Segundo a superintende, a diferença é que na PPP, o recurso vem do setor privado e por conta desse investimento, há melhor prestação de serviço. "Trabalhamos com a perspectiva de que esse equipamento continua sendo pública e ao final do contrato, ele volta para o Estado", diz Viviane, citando os principais contratos de PPPs, como a Nova Ceasa, o Zoobotânico, Águas de Teresina, Transcerrados, miniusinas do Piauí Conectado, O Centro de Convenções de Teresina que vai ser inaugurado neste mês de março.

Viviane Moura é superintendente de PPP. Crédito: divulgação.

"São mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, vidas impactadas fora os benefícios gerados através das PPPs quando olhamos para população em geral, podemos citar o wi-fi livre que tem ajudado muita gente a se conectar", diz, destacando que são projetos que mudaram a infraestrutura pública, melhoraram serviços, geraram mais eficiência, modernizaram equipamentos com recursos do setor privado.

Os 22 contratos já fizeram o Estado economizar cerca de R$ 10 milhões. "O Governo tinha gasto com a Ceasa, com o Zoobotânico, rodoviária e hoje o Governo não repassa mais recursos para o funcionamento mínimo dessas empresas. Portando foi beneficiado pelas PPPs", diz.

Viviane destacou o Projeto Águas de Teresina, que foi desafiador, e hoje gera inúmeros benefícios que permitiu a regularização do abastecimento de água e já trabalha na questão do tratamento de esgoto e a meta é também fazer o abastecimento de água na zona rural de Teresina.

Aeroporto de Parnaíba

À Rádio Jornal TV Meio Norte, Viviane falou ainda sobre o aeroporto de Parnaíba, que receberá reformas no terminal de passageiro, na parte de táxi aéreo e também as reformas mais estruturantes que darão condições para voos internacionais e possibilidade de voos de carga.

O aeroporto João Silva Filho tem a Infraero como responsável pela prestação de serviço e, segundo Viviane, a União delegou esse equipamento para gestão e operacionalização do Governo do Piauí.

Para Viviane, o público pode esperar mudanças necessárias que são acompanhadas pelo Serviço de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). "Serão mudanças de segurança que vão permitir o pleno funcionamento do aeroporto", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES