Em CPI, empresas revelam que PMT deve R$ 26 milhões ao transporte público

Vereador diz que ficou claro que é preciso encontrar mecanismos de repactuação para que o sistema volte a funcionar.

CPI do transporte público | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os empresários do setor de transporte público de Teresina, Alberlan Euclides Sousa e Humberto Campelo, foram ouvidos na manhã desta terça-feira, 25, na CPI do Transporte Público, na Câmara Municipal de Teresina. Os empresários falaram sobre a situação de transporte coletivo na cidade, afirmaram que o sistema Inthegra não foi totalmente concluído.

Alberlan Euclides informou que o sistema está carente e precisa que o Poder Público tenha atenção. Faltam repasses do pagamento de subsidios não é uma novidade, está no contrato, no edital. "O Poder Público não dá dinheiro para empresário, esse dinheiro vai para ponta e para o usuário de ônibus", diz, enfatizando que não há nenhuma empresa circulando fora da licitação.

Segundo o empresário, a Prefeitura deve ao sistema somente neste ano R$ 26 milhões e nada foi repassado. "Se o dinheiro for pago, o sistema volta a operar com a metade da frota e não com a frota toda, pois esse cálculo foi feito com a demanda baixa de passageiros", explica, declarando que caso não haja repasse, há uma incógnita sobre o futuro do transporte público.

CPI do Transporte Público ouve empresários 

O presidente da CPI, vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), diz que a CPI está sendo produtiva, vendo caso a caso, as diferentes empresas. 

Ficou claro que é preciso encontrar mecanismos de repactuação para que o sistema volte a funcionar. Houveram alegações que não justificam depois de seis anos de funcionamento. "Há insistência em afirmar que os custos operacionais não estão de acordo com a licitação. Então, vamos pedir informações para as empresas e poder público para confronto de números e documentos para ter uma decisão mais eficaz", diz.

O presidente da Câmara, vereador Jeová Alencar, diz que a CPI não vai consertar o sistema. "Isso é uma atitude do Executivo que tem boa vontade resolver o problema que, inclusive, já foi discutido em audiência pública", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES