Em desabafo, mulher de Lupi diz que mídia “julga e condena”

A mulher de Lupi saiu em defesa do ministro em carta publicada nesta quinta-feira

Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PD) | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Angela Rocha, jornalista e mulher do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PD), publicou nesta quinta-feira uma carta no site do PDT nacional na qual acusa a revista Veja de fabricar escândalos e afirma que a grande imprensa do País "julga, condena e manda para o pelotão de fuzilamento". Hoje, Lupi voltou a depor no Senado após indícios de que ele teria mentido ao negar que viajara ao Maranhão a bordo de um avião providenciado por Adair Meira, diretor de uma ONG que detém contratos de R$ 14 milhões com sua pasta.

A mulher de Lupi atentou para a importância de se "conhecer todas as versões de uma história", já que "a deles é fácil, é só continuar lendo a Veja, O Globo, assistindo ao Jornal Nacional. A nossa vai precisar circular por essa nova e democrática ferramenta que é a internet". Casada há 30 anos com Lupi, Angela diz que Veja, para "montar um circo", enviou ao ministério perguntas "genéricas" sobre convênios, se aproveitou de duas pendências administrativas da pasta e juntou isso ao "depoimento de alguém que não tem nome ou sobrenome, mas diz que pagou propina a alguém da assessoria do ministro".

Ainda que nada tenha ficado provado, prossegue Angela, a repercussão nacional da matéria inverte o ônus da prova: "O acusador não tem que provar que pagou, mas você tem que provar que não recebeu. Curioso, não?", questiona, acrescentando ironicamente que "a gente não lê os textos, só os títulos e a interpretação, que vêm do estereótipo "político é tudo safado mesmo".

Para a mulher do ministro, a situação piorou com a reação dele, que faria parte de "uma minoria que contra-ataca". A declaração de que só deixaria o ministério "a bala", segundo Angela, foi reconhecida como um erro pelo marido, mas demonstra não apego ao cargo, e sim um "recado com endereço certo e cujos destinatários voltaram com força total". A jornalista considera que, com os esclarecimentos prestados no Congresso, Lupi se livrou das acusações de corrupção, e que só restou aos "destinatários" explorarem uma suposta mentira.

A referência é à resposta de Lupi na Câmara, onde o ministro negou manter qualquer tipo de relacionamento com Adair. "Fui apresentado a ele em alguns eventos públicos. Nunca andei em aeronave do sr. Adair", garantiu Lupi, cuja mulher comenta: "Em algum momento, em algum desses telejornais você ouviu a pergunta que foi feita ao Lupi e que originou aquela resposta? Com certeza não. Se alguém pergunta se você conhece o seu José, porteiro do seu prédio, você provavelmente responde: claro, conheço. Agora, se alguém pergunta "que tipo de relacionamento você tem com o Seu José?", o que você responde? "Nenhum, simplesmente conheço de vista"."

Apesar da defesa, a jornalista afirma que não pretende fazer do marido uma vítima. "O Lupi não é vítima de nada. É um adulto plenamente consciente do seu papel nessa história. Ele sabe que é simplesmente o alvo menor que precisa ser abatido para que seja atingido um alvo maior. É briga de cachorro grande", alerta.

No depoimento desta quinta-feira na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, o ministro voltou a dizer que não tem "relação pessoal" com o empresário Adair Meira e antecipou que pode devolver verbas que venham a ser consideradas irregulares - nesta tarde, a ONG Contas Abertas divulgou levantamento que demonstra que, quando Lupi viajou no jatinho alugado por Meira, estava a trabalho e tinha as diárias pagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES