Em encontro com Joe Biden, Lula agradece pela defesa da democracia

O encontro marcou uma reaproximação entre os dois países, já que o presidente anterior, Jair Bolsonaro, não tinha diálogo com Biden.

Lula e Biden | Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano, no fim da tarde desta sexta-feira (10), no horário de Washington (duas horas a menos que Brasília). 

O encontro marcou uma reaproximação entre os dois países, já que o presidente anterior, Jair Bolsonaro, não tinha diálogo com Biden. 

Lula e Joe Biden nos Estados Unidos Foto: Ricardo Stuckert 

Durante um momento aberto à imprensa, Lula agradeceu Biden pelo cumprimento após a vitória nas eleições, agradeceu pela defesa da democracia e parabenizou Biden pelo discurso do Estado da União no Congresso norte-americano.

Lula e Biden se reúnem no Salão Oval da Casa Branca — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

"Três coisas para lhe dizer. Primeiro, agradecer o reconhecimento da minha posse. Segundo, o reconhecimento da sua defesa pela democracia. Terceiro, parabenizar pelo seu discurso. Cairia muito bem no Brasil", afirmou Lula.

No encontro, Lula afirmou que o Brasil se automarginalizou nos últimos quatro anos, em referência indireta à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula se encontra com Joe Biden nos Estados Unidos Foto:Foto: NDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP 

— O Brasil ficou quatro anos se marginalizando, tinha um presidente que não gostava de manter relações com nenhum país. O mundo dele começava e terminava com fake news, de manhã, de tarde e de noite. Ele parece que menosprezava relações internacionais — afirmou.

Em frente à lareira do Salão Oval, Biden riu e concordou.

— Isso soa familiar — disse, em referência à gestão de seu antecessor, Donald Trump.

Em seguida, Lula falou da necessidade de preservar a Amazônia, uma bandeira comum aos dois presidentes.

"Cuidar da Amazônia hoje é cuidar do planeta Terra. E cuidar do planeta Terra é cuidar da nossa sobrevivência. Por isso, todos nós temos a obrigação de deixar para os nossos filhos e netos um mundo melhor do que o recebemos dos nossos pais", disse Lula.

O presidente brasileiro ainda propôs a construção de uma aliança contra o aquecimento global.

"Vamos levar muito a sério essa questão do clima. E lhe digo mais uma coisa, presidente, é preciso que a gente estabeleça uma nova conversa para construir uma governança mundial mais forte, porque a questão climática, se não tiver uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo", completou.

Biden reforça democracia

No momento de sua fala que foi registrado pela imprensa, Biden reafirmou apoio à democracia brasileira e lembrou que os dois países são as duas maiores democracias do hemisfério ocidental.

"Nós somos as duas maiores democracias do hemisfério. Brasil e Estados Unidos estão juntos rejeitando a violência política e defendendo os valores das nossas instituições democráticas", disse o presidente norte-americano.

"Acredito que nós devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força. Não só no nosso hemisfério, mas no mundo. Valores como direitos humanos e Estado de Direito. São valores que nos prezamos", completou Biden.

O presidente dos Estados Unidos também ressaltou o combate ao aquecimento global.

"Nossos valores compartilhados e os fortes laços entre os nossos povos tornam o Brasil e os EUA parceiros naturais para enfrentarem os grandes desafios atuais, globais, mas especialmente a mudança climática", disse.

Por fim, Biden agradeceu Lula pela parceria.

"Presidente, obrigado pelo seu empenho em avançar a nossa parceria. Este é um momento importante para os nossos países e acredito que para o mundo inteiro. Eu pessoalmente espero com otimismo poder trabalhar com o senhor. Obrigado pela sua presença", concluiu o presidente norte-americano.

Lula e Janja recebidos por Biden

Lula chegou à Casa Branca no fim da tarde, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Eles foram recebidos, logo ao descer do carro, por Biden.

Depois, antes de entrarem para a reunião, tiraram fotos na porta da residência oficial do governo norte-americano. Mais cedo, Lula esteve com parlamentares do Congresso norte-americano, entre os quais, o senador Bernie Sanders, que nas últimas eleições concorreu nas primárias do partido Democrata. 

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES