Em fase de conclusão, Adutora Padre Lira vai abastecer 12 mil famílias

A previsão é de que a obra seja entregue dentro de seis meses.

Adutora no semiárido | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Obra importante que vai levar água tratada para 12 mil pessoas que vivem no Semiárido, as obras de construção da Adutora Padre Lira entram na reta final e deve ser concluída dentro de seis meses.

Executada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), as equipes já atuam na implantação dos últimos 14 km do sistema adutor, em direção à sede da cidade de Dom Inocêncio.

Adutora Padre Lira é executada pelo Idepi (Divulgação)

A obra foi retomada em 2020 e o IDEPI concluiu a Estação de Tratamento de Água, que tem capacidade de 72 m³ de água por hora; e instalou toda a rede elétrica para atender o funcionamento do sistema. Somente com essas obras complementares, essenciais para que a adutora comece a operar, foram investidos R$ 1,8 milhão. 

Além disso, dos 50 km de extensão total do sistema, 36 km estão prontos, assim como um reservatório em concreto armado com capacidade de armazenar 400m³ para distribuição de água tratada.

Adutora Padre Lira vai abastecer famílias do Semiárido (Divulgação)

Adutora vai impactar diretamente no combate à seca

Segundo Leonardo Sobral, diretor-geral do Idepi, a adutora é uma obra de grande magnitude que vai impactar diretamente no combate à seca, garantido água nas casas de centenas de famílias que sofrem com problemas no abastecimento. 

"Além do consumo e das atividades domésticas, essas pessoas contarão com água para a agricultura e a pecuária, importantes fontes de geração de renda das comunidades da região”, destaca o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral. Ele reforça que esta foi uma das obras estruturantes que o órgão conseguiu retomar mesmo com a crise da pandemia.

O abastecimento da Adutora Padre Lira será pelo Reservatório Jenipapo, localizado na cidade de São João do Piauí, que represa água do Rio Piauí. O sistema contará ainda com duas estações de bombeamento, estações elevatórias e bebedouros para animais. Na retomada do projeto, ficou estabelecida a ampliação das unidades de reservatórios de fibra, com capacidade para 15 mil litros. Ao invés de 10, serão instalados 18 desses reservatórios para atender a demanda de abastecimento das comunidades da região.

O investimento total na obra chega a R$ 16,8 milhões, sendo os recursos provenientes do Tesouro Estadual e do Orçamento Geral da União.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES