Em Minas Gerais, Lula abre 16,8% para Bolsonaro e chega a 52,1% nos válidos

No segundo turno, sua vantagem também subiu dentro da margem de erro do levantamento, e agora ultrapassa 20 pontos.

No segundo turno, sua vantagem também subiu dentro da margem de erro do levantamento, e agora ultrapassa 20 pontos. | Ricardo Stuckert e Planalto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa divulgada pelo Instituto DATATEMPO, divulgada pelo Jornal O Tempo, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais em uma disputa marcada pela estabilidade.

De acordo com o instituto, o petista viu sua frente contra o concorrente oscilar levemente para cima e chegar a 16,8 pontos percentuais na pesquisa estimulada de primeiro turno. No segundo turno, sua vantagem também subiu dentro da margem de erro do levantamento, e agora ultrapassa 20 pontos. A pesquisa foi realizada no Estado entre os dias 27 de maio e 1º de junho.

Leia Mais

No levantamento estimulado, ou seja, quando o nome dos candidatos é apresentado ao eleitor, Lula teve uma oscilação de 44,4% para 44,8% no período de um mês. Neste mesmo recorte, Bolsonaro caiu de 29,95% para 28%. Com isso, a vantagem passou de 14,45 pontos para 16,8 pontos. A margem de erro da pesquisa é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em terceiro lugar aparece o presidenciável Ciro Gomes (PDT), que passou de 4,55% para 6,6% no comparativo com o levantamento anterior. O pré-candidato André Janones (Avante) avançou de 3,1% para 3,3% na pesquisa. Simone Tebet, por sua vez, que aparecia com 0,55% no início de maio, agora pontuou com 1,25%.

Lula e Bolsonaro polarizam as intenções de voto em Minas (Fotos: Ricardo Stuckert e Palácio do Planalto)Pablo Marçal (PROS) tem 0.7% das itenções de voto; Vera Lúcia (PSTU), que foi de 0,6% para 0,5%; Eymael (DC), passou de 0,05% para 0,3%; Felipe D’Avila (Novo) caiu de 0,35% para 0,25%; Sofia Manzano (PCB), subiu de 0,0% para 0,15%; Leonardo Péricles (UP), também fez igual movimento, tinha zero e foi para 0,05%, e Luciano Bivar (União), oscilou de 0,0% para 0,05%.

O número de eleitores que disseram pretender votar em branco e nulo e que afirmam que não escolhem ninguém oscilou de 8,15% para 7,6%. Os que não souberam ou não responderam foram de 5,55% para 6,5%.

É importante ressaltar que, no levantamento anterior, ainda constava o nome de João Doria, até então pré-candidato do PSDB à Presidência da República e que marcava 2,75%. Neste novo levantamento o nome dele foi retirado após ele desistir da disputa.

Minas é um dos maiores colégios eleitorais do país, e historicamente quem vence no Estado, vence a eleição nacional. 

Votos válidos

Quando são considerados apenas os votos válidos, Lula alcança hoje 52,1% dos votos dos eleitores mineiros, contra 32,6% de Jair Bolsonaro. Nesse cenário, os mineiros estariam, numericamente, dando uma vitória a Lula no primeiro turno. Contudo, como a margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos, o presidente poderia, no limite dela, não alcançar os 50% mais um voto necessários.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno a vantagem de Lula sobre Bolsonaro também oscilou levemente para cima no cenário em que os dois são colocados frente a frente em uma disputa de segundo turno. Enquanto Lula passou de 53,1% para 53,9%, Bolsonaro desceu de 34,4% para 33,2%. Com isso, a vantagem passou de 18,7 para 20,7 pontos percentuais. Nesse cenário, o índice de eleitores que declaram voto em branco, nulo ou que não querem votar em ninguém passou é de 9,9%. Os que não souberam ou não responderam são 3,1%.

Se considerados apenas os votos válidos, que é como a Justiça Eleitoral divulga o resultado, Lula estaria hoje com 61,88% dos votos dos mineiros, contra 38,12% de Bolsonaro neste cenário de segundo turno.

FICHA TÉCNICA

A pesquisa DATATEMPO foi contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados entre os dias 27 de maio e 1 de junho de 2022. Foram realizadas 2.000 entrevistas domiciliares. A margem de erro do levantamento é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo BR-00448/2022, e no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), sob o protocolo MG-05705/2022.

Com informações do Jornal O Tempo (MG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES