Em protesto, 16 etnias índigenas se juntaram em ato contra marco temporal

Ato critica novo projeto de lei que demarca terras indígenas a partir da Constituição Federal de 1988.

Indígenas fizeram manifestações pelo país pedindo que o marco temporal não fosse aprovado | Reprodução - Foto: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã deste domingo (04), um ato contra o PL 490/07, foi feito por cerca de 16 etnias indígenas, que protestaram na região de Pirituba, na zona norte da capital paulista. O grupo luta contra o projeto que foi aprovado na última terça-feira, dia 30, na Câmara dos Deputados, e ainda deve ser analisado pelo Senado Federal.

O projeto aprovado estabelece um marco temporal para que sejam demarcadas somente as áreas ocupadas pelos índios até o dia 5 de outubro de 1988. 

Neste domingo, houve um acordo entre as lideranças indígenas e da PM para que o protesto fosse realizado de forma pacífica. Os grupos indígenas que lutam por seu território há anos, acusam o projeto de inviabilizar a demarcação de novas terras indígenas e permitir que elas sejam usadas para o agronegócio, a mineração e a construção de hidrelétricas.

A manifestação ocorreu neste domingo na pracinha da rua Comendador José de Matos e percorreu mais ou menos seis quilômetros, mas dessa vez não foi barrada na Rodovia dos Bandeirantes, como na manifestação realizada na terça-feira, dia 30. Os dois atos visavam evitar a aprovação do Projeto de Lei 490/07, que determina que só podem ser demarcadas as terras ocupadas pelos indígenas até o dia da promulgação da Constituição Federal de 1988. 

"Por tudo isso e pela luta das nossas terras e nossas vidas vamos dar continuidade ao ato brutalmente interrompido e finalizar nosso ato religioso", afirmaram os representantes indígenas.

De acordo com a legislação brasileira atual, a demarcação das terras exige a abertura de um processo administrativo dentro da Fundação Nacional do Índio (Funai), e que seja criado um relatório de identificação e delimitação feito por uma equipe multidisciplinar, incluindo um antropólogo. E o principal, não havendo a necessidade da comprovação de posse em data específica. 


Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES