Em reunião com W Dias, Queiroga avaliza compra da Sputnik V

O líder piauiense afirmou que não 'é razoável' perder a chance de recebimento do primeiro lote do imunizante russo

Wellington Dias busca fechar convênio com o Governo Federal pela Sputnik ( | André Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, os governadores brasileiros ancorados pelo piauiense Wellington Dias (PT), que lidera a temática vacina no Fórum de líderes estaduais, apresentaram a minuta de um convênio entre os Estados das regiões Norte e Nordeste com o Governo Federal, para que seja oficializada uma parceria em prol da Sputnik V, imunizante russo contra o coronavírus. 

"Compramos a vacina Sputnik V e a colocamos à disposição do PNI (Plano Nacional de Imunização). Mas para que isso tenha eficácia, será necessário a celebração desse convênio. Estamos hoje aqui para receber uma resposta", disse. 

Wellington Dias busca fechar convênio com o Governo Federal pela Sputnik (Foto: André Oliveira)

Em relação a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que segue emperrada, o líder piauiense afirmou que não 'é razoável' perder a chance de recebimento do primeiro lote do imunizante russo, devido a demora no aval para a importação. 

"Eu espero que a gente tenha a autorização por parte da Anvisa, de preferência esta semana. Falta vacina no Brasil e não é razoável termos vacinas prontas e perdermos a chance de recebimento do primeiro lote, que já deve ser entregue agora em abril", complementou.

Na ocasião, o ministro da Saúde mostrou o seu posicionamento favorável à Sputnik, tal como a aquisição de mais imunizantes. Outro ponto positivo apontado por Dias é que o Ministério, mantém a posição de que todas as vacinas sejam colocadas do Plano Nacional de Imunização (PNI) na compra desses contratos feitos pelos estados e enfatizou que deve acontecer, na próxima segunda- feira (26), uma reunião entre a área jurídica do Ministério da Saúde, coordenadores e procuradores dos estados. “Vamos encontrar uma solução jurídica. O objetivo é chegar ao entendimento de como será o modelo de pagamento da vacina”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES