Em vitória do governo, Câmara aprova MP dos ministérios de Lula

Governo corria o risco de ver a MP caducar e ter sua estrutura ministerial alterada, perdendo pastas criadas por Lula no início do governo

Medida provisória foi aprovada por 337 votos | TV Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos deputados aprovou na noite desta quarta-feira (31), o texto da Medida Provisória 1154/2023, que reestruturou os ministérios no governo Lula. O placar da votação, 337 favoráveis e 125 contra, representou a maior vitória do governo no legislativo até agora. Com isso, o governo Lula segue com a composição estabelecida desde o primeiro dia de governo que ampliou os ministérios para 37 pastas, com a criação de algumas pastas e a recriação de outras.

Caso o projeto não fosse aprovado, a organização dos ministérios retornaria à estrutura criada pelo governo Bolsonaro. A MP foi editada pelo presidente Lula no primeiro dia de mandato e sua vigência, de 120 dias, expira nesta quinta-feira (01º). Antes de expirar um MP deve ser analisada e votada pela Câmara e pelo Senado. Após a aprovação na Câmara, a MP segue agora para votação no Senado, nesta quinta.

 Após a aprovação do texto-base os deputados ainda analisam os destaques contidos na proposta. E apesar de a aprovação ser uma vitória do governo, há na proposta, uma série de mudanças que são encaradas pelo governo como derrotas com a perda de atribuições em algumas pastas. Uma delas é a retirada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do ministério do Meio Ambiente, que migra para o Ministério da Gestão.

Outros pontos controversos é a retiradas de pontos sobre saneamento, resíduos sólidos e recursos hídricos que saem do ministério do Meio Ambiente e vão para outras pastas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deixa de ser unicamente do ministério do Desenvolvimento Agrário e também passa a ser administrada pelo ministério da Agricultura.

O ministério dos Povos Indígenas também perde atribuições, como o reconhecimento e demarcação de terras indígenas, que voltou para o ministério da Justiça e Segurança Pública. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou ainda nesta quarta (31), que a pasta vai manter entre suas atribuições os processos de demarcação de terras. Ela disse que o Ministério dos Povos Indígenas foi uma conquista histórica para a superação do que chamou de "negligência, omissão e genocídio institucionalizado praticado pelo Estado brasileiro" ao longo de décadas.

O deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE) lamentou o esvaziamento das pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, mas destacou a importância da aprovação da matéria para a governabilidade. "Em todo momento, a ministra Marina Silva e a ministra Sônia Guajajara se colocaram à disposição do governo Lula para evitar crise e para que houvesse governabilidade. E, com isso, chegamos a esse texto final, lamentando por não apresentar nossos destaques, mas compreendendo que é preciso construir acordos para que a matéria seja votada e o nosso presidente possa governar. Então esse é o sacrifício das nossas ministras", afirmou.

Texto foi aprovado por 337 votos dos parlamentares



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES