Emendas de R$ 16,45 milhões são liberadas para a saúde no Piauí

Luiz Henrique Mandetta autorizou recursos para média e alta complexidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta habilitou em portaria publicada na quarta-feira, 08 de abril, a liberação de R$ 16,45 milhões em emendas para a média e alta complexidade na saúde em seis municípios piauienses. A liberação abarca Teresina, Campo Maior, Barras, Piripiri, Parnaíba e São Pedro do Piauí. Somente para a capital piauiense são cerca de 12 milhões de reais.

O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para as transferências de recursos estabelecidas ao Fundo de Saúde, em até seis parcelas. É importante destacar que o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) estiveram reunidos recentemente com a bancada federal do Piauí e pediram na ocasião que todas as emendas fossem remanejadas para a saúde,  no intuito de atender a demanda de recursos advinda com a pandemia da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. “Agradeço a toda a bancada federal pela disposição em ajudar nesse combate ao coronavírus. Nesse momento, a prioridade do Piauí é a saúde e vamos montar um plano para solicitar o remanejamento das verbas da bancada, para que elas sejam direcionadas para o que é mais necessário, que é a vida”, sinalizou à época.

Fábio Rodrigues Pozzebom

Na ocasião, o prefeito de Teresina Firmino Filho encampou o pedido por agilidade na liberação de recursos pelo Governo Federal. Com a crise de saúde, a economia foi impactada abruptamente, e não apenas os governadores, mas os prefeitos precisarão do auxílio da União para atender as necessidades básicas da população. “As medidas propostas pelo governo e pelo Ministério da Saúde são boas, mas não podem demorar. Não se justifica, numa guerra como estamos, que a burocracia impere. Na guerra não se pode esperar para cumprir tudo que a burocracia determina. Estamos falando de vidas, de uma crise na saúde e isto não pode esperar”, frisou.

Na semana passada, Mandetta já havia habilitado emendas para 90 cidades piauienses, no entanto, estas abrangiam o incremento do Piso da Atenção Básica. A prestação de contas sobre a aplicação dos recursos será realizada por meio do Relatório Anual de Gestão - RAG do respectivo ente beneficiado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES