Empresário diz que transporte público precisa se reinventar

Empresário diz que Poder Público deve gerir o sistema de bilhetagem eletrônica.

Empresário Ramom Alves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CPI do Transporte Público de Teresina ouviu nesta quinta-feira, 24, o empresário Ramon Alves Sousa, diretor presidente da Timon City. O presidente da CPI, vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT) disse que o intuito da comissão é  apontar uma saída para o transporte público de Teresina. A CPI também ouviu Aberlan Euclides Sousa, representante legal do Consório Operacional (SITT).

Para o vereador, o empresário Ramon Alves Sousa trouxe elementos importantes que serão somados aos depoimentos já captados e os que ainda serão ouvidos e apresentar uma saída. 

Dudu diz que em 2020, com a pandemia, com o transporte paralisado, foram repassados pela Prefeitura Municipal de Teresina R$ 36 milhões para o sistema, fora o acordo alegado pelas empresas que chegam a R$ 26 milhões.

Para Ramon Alves, a culpa pela crise no transporte público é do Poder Público que não fiscalizou e das empresas pela reserva de mercado, que prejudicou muito o sistema. "Teresina tem uma verdadeira blindagem para o transporte público do sistema", disse.

Empresário diz que sistema deve se reinventar

Transporte alternativo 

O empresário denunciou que o sistema de transporte é prejudicado pelos "coiotes", pessoas que pegam vales transportes e cartões e revendem para as próprias empresas e disse que é inadmissível o transporte alternativo transportar mais gente que o sistema convencional. "E a  invasão do usuário por meio de seus coiotes, pois para PMT se há o transporte de 7 milhões mês de passageiro, na realidade não transportava nem 30%" e isso veio à tona com a pandemia, quando empresários fecharam suas portas, chegou ao ponto do transporte alternativo conduzir mais gente que o convencional, quando na verdade a capacidade é sometne de 30%, disse, defendendo que a bilhetagem eletrônica deve ser gerida pelo Poder Público.

Para o empresário, o coiote faz com que o sistema transportava uma quantidade de pessoas, quando na realidade era 30%. "A saída para o transporte público é se reinventar", diz o empresário.

O empresário disse que sua empresa tem os ônibus adequados ao plano de diretor de Teresina e denuncia que a licitação foi uma adequação para que empresas ficassem mais próximas de suas garagens e defendeu a bilhetagem eletrônica pelo Poder Publico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES