Entidades apresentam propostas para o mandato de Regina Sousa

O objetivo foi receber propostas de ações relacionadas.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de entidades que defendem os direitos da mulher e o meio ambiente se reuniram com a senadora Regina Sousa nessa sexta- feira, 08, no escritório em Teresina. O objetivo foi receber propostas de ações relacionadas a essas áreas para subsidiar o mandato da parlamentar no Senado Federal.

Agilidade no julgamento dos processos de violência doméstica, fortalecimento dos conselhos dos direitos da mulher, estruturação das delegacias especializadas e concessão de benefícios sociais às vítimas de violência foram algumas das sugestões das representantes de entidades. A coordenadora estadual da Mulher, Halda Regina sugeriu a destinação de emendas parlamentares para campanhas contra a violência doméstica. A delegada Vilma Alves propôs a implantação de casas-abrigo no interior do Estado. E informou que já foram abertos mais de 5 mil inquéritos, mas só dois casos julgados. Para as representantes das entidades, a implantação da casa da Mulher Brasileira no Piauí será uma conquista na luta pelos direitos da mulher no Estado.

O bombeamento de água de poços através da energia solar, escola ecoeficente, incentivo à construção de cisternas e ao uso do tijolo ecológico foram algumas das sugestões dos representantes de entidades e da Universidade Federal do Piauí. Os professores Marcos Lira e Fábio Rocha, do departamento de Engenharia Elétrica da UFPI explicaram que o Piauí possui duas riquezas: o sol e o grande lençol freático e com elas é viável trabalhar a sustentabilidade, cuidando e preservando o meio ambiente.

O representante da Obra Kolpíng no Piauí, Raimundo João informou que já foram construídas no Estado 52 mil cisternas e investir nesse sistema de armazenamento de água causa um impacto positivo ao meio ambiente. Outra sugestão é o uso do tijolo ecológico que evita a queima de milhares de árvores. “No Assentamento Paraíso, em Piripiri, foram construídas 13 casas com tijolo ecológico.” Jaqueline Cruz, do projeto Cabar pediu apoio para a preservação dos animais silvestres que, com a extinção do habitat natural deles, estão morrendo atropelados em ruas, avenidas e rodovias.

A senadora Regina Sousa disse que o objetivo dessas reuniões com as entidades é ouvir as experiências e depois apresentar projetos na Comissão de Meio Ambiente, da qual faz parte como titular. E disse que é preciso a união de todos em prol de causas como a do meio ambiente, por exemplo. “ Se não cuidarmos do nosso Planeta, as gerações futuras vão sofrer as consequências das nossas atitudes.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES