Equipe de transição sugere a Lula criação de ministério para combate à fome

Outra sugestão será a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), extinto em 2019, em primeiro ato de Jair Bolsonaro.

Equipe de transição sugere a Lula criação de ministério para combate à fome | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Trabalho (GT) do gabinete de transição de governo que avalia as políticas públicas para segurança alimentar entrega na próxima quarta-feira (30) o primeiro diagnóstico ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Considerando que o Brasil voltou para o Mapa da Fome, conforme os parâmetros da Organização das Nações Unidas (ONU), o GT vai sugerir a criação de uma Secretaria Especial de Combate à Fome. A estrutura estaria ligada à Presidência da República, com status de ministério. 

Outra sugestão a ser feita é a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). A estrutura foi extinta em 2019, em primeiro ato de Jair Bolsonaro (PL).Equipe de transição sugere a Lula criação de ministério para combate à fome (Foto: Evaristo Sá / AFP)"Quando o Brasil saiu do mapa do fome, a política pública foi intersetorial, onde vários programas se conectavam no enfrentamento à fome. A própria ONU reconheceu esta articulação como fundamental para combater a fome. O olhar tem que ser interministerial", ressalta o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Rio Grande do Sul (Consea-RS), Juliano de Sá. 

Questionado se a estrutura não tomaria para si funções de um futuro Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que deverá ser recriado no governo de Lula e tem o gaúcho Edegar Pretto (PT) cotado para ocupar a pasta — Sá garante que não há sobreposição de tarefas. Ao contrário: o grupo temático defende que o futuro MDA, ainda que turbinado, tem como prerrogativa a produção de alimentos saudáveis e o fomento à agricultura familiar, enquanto a distribuição e a articulação para fazer chegarem alimentos à mesa dos vulneráveis depende de uma articulação interministerial e com a sociedade civil. 

O entendimento é de que um novo ministério deva ser enxuto, mas próximo do futuro presidente e com voz sobre os rumos das políticas para diminuir o problema da fome. Na quarta-feira (30), o GT vai realizar uma plenária simbólica, com 40 entidades que atuam na soberania alimentar e no combate à fome, além dos Conseas estaduais, para apresentação do relatório.

No auditório da Fiocruz, em Brasília, o encontro será coordenado pelo grupo da transição do desenvolvimento social e combate à fome. 

MAPA DA FOME

O Brasil saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014, por meio de estratégias de segurança alimentar e nutricional aplicadas desde meados da década de 1990. Mas voltou a figurar no cenário a partir de 2015, obtendo um especial agravamento ao longo da pandemia de covid-19 que afetou o mundo todo por dois anos a partir de 2020.

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33 milhões de pessoas não têm o que comer. Conforme o estudo, mais da metade (58,7%) da população brasileira convive com a insegurança alimentar em algum grau.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES