Erdogan é reeleito na Turquia após segundo turno apertado

O presidente reeleito comemorou vitória e discursou a apoiadores em frente de sua casa

Presidente conservador é reeleito em segundo turno acirrado | REUTERS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, comemorou a vitória nas eleições presidenciais, ocorridas neste domingo (28), antes da divulgação do resultado oficial.

Dirigindo-se ao cerco de apoiadores, o presidente reeleito disse que os eleitores lhe deram seu voto de confiança para governar por mais cinco anos.

"Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos", declarou a apoiadores em frente de sua casa.

O resultado oficial ainda não foi anunciado. Porém, segundo a agência estatal do país, Erdogan foi reeleito com 52,13% dos votos, enquanto seu adversário - Kemal Kilicdaroglu - obteve 47,87%. Até o momento, 99,66% das urnas foram apuradas.

Com a apuração quase finalizada, Kilicdaroglu relatou que "estas foram as eleições mais injustas em anos" no território turco. O candidato também observou que o resultado acirrado mostra o desejo da população em acabar com um governo que adota medidas autoritárias para administrar o país.

"Peço que continuem na luta pela democracia", afirmou Kilicdaroglu, assegurando que também continuará batalhando.

Erdogan, que comanda o país há duas décadas, controla a mídia e fez uso de dispositivos para depreciar seu adversário ao longo das duas semanas que separaram o primeiro do segundo turno.

De acordo com a International Press Institute, houve um “nível sem paralelo de desinformação organizada” nestas eleições. Além disso, chamou a atenção o fato do presidente ter distribuído dinheiro a eleitores, a fim de persuadi-los.

Felicitações de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou a vitória de Erdogan. Lula lhe desejou um "bom mandato" e disse que o presidente reeleito pode contar com o auxilio do Brasil em prol da paz e do combate à miséria no mundo.

"Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo", escreveu nas redes sociais.

Parabenização de Vladimir Putin e de líderes árabes

Outros líderes mundiais também parabenizaram Erdogan. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a vitória é um indício de que a população do país aprecia a governança de Erdogan.

"A vitória eleitoral foi um resultado natural de seu trabalho altruísta como chefe da República da Turquia, uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do estado e conduzir uma política externa independente", afirmou Putin em uma mensagem a Erdogan. "Agradecemos muito a sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações amigáveis russo-turcas e cooperação mutuamente benéfica em várias áreas", completou.

Em uma postagem no Twitter, o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al Thani, desejou sucesso ao presidente turco em seu novo mandato. "Meu querido irmão Recep Tayyip Erdogan, parabéns pela sua vitória. Desejo-lhe sucesso em seu novo mandato e que, por meio dele, alcance o que o povo turco aspira em termos de progresso, prosperidade e crescimento para nossas fortes relações bilaterais", escreveu.

O primeiro-ministro da Líbia, Abdul Hamid Dbeibeh, também se manifestou, por meio das plataformas digitais, declarando que a "vitória eleitoral" de Erdogan é uma "renovação da confiança do povo turco".

De acordo com Al Jazeera, o presidente iraniano Ebrahim Raisi parabenizou Erdogan pela reeleição, apontando-a como "um sinal de confiança contínua e valiosa do povo turco". O representante do Azerbaijão, Ilham Aliyev, também prestou seus parabéns a vitória de Erdogan via telefonema, além de convidá-lo para visitar Baku, capital do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES