Esquerdista, Gabriel Boric é eleito o novo presidente do Chile

Boric tem 35 anos e é ex-líder estudantil. Derrotado, José Antonio Kast é de extrema-direita. Os dois candidatos tiveram menos de 30% no primeiro turno.

Boric ganhou as eleições no Chile | Elvis Gonzalez / AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato de esquerda Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19). Aos 35 anos, Boric é deputado e ex-líder estudantil e está filiado ao partido Convergência Social. O adversário nas urnas foi o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita e filiado ao Partido Republicano. 

As urnas abriram às 8h (horário de Brasília) e fecharam às 18h, quando a apuração dos votos começou. Os votos ainda estão sendo contabilizados, mas até as 19h30 deste domingo, com 68,78% das urnas apuradas, Boric tinha 55,18% dos votos, contra 44,82% de Kast. Kast já reconheceu a derrota e ligou para Boric para parabenizá-lo pela vitória.

Boric havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 25,82%. Já Kast teve 27,91%.

Boric, à esquerda, e José Antonio Kast, à direita | FOTO: Elvis Gonzalez / AFP 

Polarização

Gabriel Boric, de esquerda, e José Antonio Kast, de extrema-direita, representaram lados opostos do espectro político e disputaram cada voto do eleitorado.

Boric representa uma esquerda progressista revitalizada, que cresceu muito desde os protestos de 2019. Já Kast fundou o ultraconservador Partido Republicano e avalizou a mensagem "lei e ordem".

Além disso, Boric é liberal em temas sociais e defendeu "um Estado de bem-estar" ao estilo europeu na área econômica. Kast apoia um modelo econômico neoliberal e tem uma visão ultraconservadora em temas sociais, com oposição ao aborto e ao casamento de pessoas do mesmo gênero.

Ambos candidatos fizeram adequações às propostas para o governo desde quando passaram para o segundo turno, com o objetivo de deixá-las mais moderadas e atrair o voto moderado.

Alguns pontos do programa de governo de Boric:

  • foca em três reformas que ele considera essenciais: previdência, saúde e educação
  • outras três temáticas que permeiam as propostas: feminismo, crise climática e trabalho digno
  • amplia a participação do Estado para o bem-estar social
  • há elementos mais moderados em seu programa, como a reforma tributária
  • mudança do sistema de pensões

Alguns pontos do programa de governo de Kast:

  • redução dos impostos às grandes empresas
  • redução dos gastos fiscais
  • desregulamentação dos mercados
  • privatização de empresas
  • manutenção do sistema de pensões

Contexto

O novo presidente governará um país com uma nova Constituição, agora em elaboração, e marcado pela inflação crescente nos últimos dois anos.

Trata-se da primeira eleição presidencial desde que o país foi abalado pelos protestos generalizados contra a desigualdade que renderam meses de marchas e episódios de violência nas ruas, em 2019.

As eleições presidenciais de 2021 também foram as primeiras em 16 anos sem Sebastián Piñera nem Michelle Bachelet como candidatos a presidente.

Piñera é o atual presidente, mas enfrenta forte rejeição popular e acabou de escapar de um processo de impeachment. Já Bachelet é hoje alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Voto facultativo

No Chile, o voto é facultativo. Nas duas últimas grandes eleições, a participação não passou de 50% do total de eleitores.

Há quatro anos, em 2017, quando Piñera foi eleito, os índices de comparecimento às urnas foram bem baixos. No primeiro turno daquelas eleições, apenas 46% dos eleitores compareceram. No segundo, foram 48%.

Já no primeiro turno destas eleições, a participação do eleitorado foi de 47%.

Resultado do 1º turno

O resultado do primeiro turno, em 21 de novembro, foi apertado na disputa pela presidência do Chile. A liderança ficou com o candidato de extrema-direita, José Antonio Kast. Já o segundo candidato mais bem posicionado foi o Gabriel Boric, da esquerda.

Assim como no Brasil, para vencer as eleições já no primeiro turno, o candidato precisava ter mais de 50% dos votos válidos, o que não ocorreu.

Como nenhum dos candidatos conseguiu uma liderança folgada no primeiro turno, eles dependeram também dos eleitores mais moderados para obter a vitória.

FONTE: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES