Estabilidade fiscal e econômica, garante Pacheco sobre nova regra fiscal

Em entrevista, o presidente discutiu sobre proteção ambiental, exploração de petróleo e sua relação com a Câmara e o Planalto

Pacheco espôs seu ponto de vista acerca de diversos assuntos em entrevista | Senado Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista concedida ao jornal Uol, ocorrida na  manhã desta quarta-feira (24), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respondeu uma série de perguntas feitas de variados campos, no âmbito político. Dos assuntos abordados, foram discutidos sobre o novo arcabouço fiscal, a proteção ambiental, o projeto polêmico de exploração de petróleo pela Petrobras na  foz do rio Amazonas, a relação entre presidentes da Casa e com o Planalto.

Nova regra fiscal

Leia Mais

Pacheco elogiou o arcabouço fiscal, que teve seu texto-base sancionado na noite da última terça-feira (23), na Câmara. A proposta obteve 372 votos a favor e 108 contra, superando a quantidade necessária de 257 votos para que o texto avançasse.

“Fato é que há uma tendência muito clara de uma aprovação desse regime fiscal no Brasil. Com a inclusão desse ordenamento jurídico, desse regime fiscal, eu acredito que a gente cumpre uma etapa muito importante de estabilidade fiscal e econômica no Brasil. Obviamente que nós teremos outras missões pela frente, inclusive a reforma tributária, mas nós criamos um ambiente muito propício para a redução da taxa de juros", disse.

Meio ambiente

Ao ser questionado sobre seu posicionamento em relação à preservação do meio ambiente, Pacheco afirmou que o Brasil precisa de políticas públicas de  proteção ambiental responsáveis, que visem à proteção, preservação e combate ao desmatamento e ao garimpo ilegal pratiado, principalmente, no norte do país.

“O Brasil precisa, irremediavelmente, de uma política de uma política de proteção ambiental. Isso não há dúvida. E o Senado Federal se porta muito na defesa do meio ambiente em relação a diversos temas”, pontuou.

Reforma tributária: a razão para o encontro de Lira, Pacheco e empresários

Novas regras fiscais devem ser aprovadas neste semestre, garante Pacheco

Projeto de exploração de petróleo

A questão sobre o plano elaborado pela Petrobras para a perfuração e exploração da foz do rio Amazonas também foi levada para a discussão. Quando perguntado sobre seu posicionamento acerca do projeto, o presidente do Senado relatou ser favorável à execução, uma vez que ele teve acesso a informações sobre os estudos da empresa acerca das medidas de proteção e realização da atividade.

“Nós temos riquezas minerais e naturais, que devem ser exploradas com responsabilidade. O petróleo é explorado em tantos estados brasileiros, e eu creio que o Amapá deve ter direito a essa exploração. A informação que tenho é que, desde 2004, a Petrobras fez todos os estudos e pediu a autorização para a exploração desse local”, afirmou.

Atritos com o presidente da Câmara

Quando a entrevista se direcionou à relação diplomática entre os presidentes da Casa, Pacheco declarou que as corriqueiras divergências com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL), não atrapalham o diálogo entre os dois. Além disso, expôs que a Câmara frequentemente elabora medidas provisórias (MPs) e isso não é o melhor caminho para amadurecer uma tese ou causa, visto que os projetos de lei (PLs) são os mais ideais.

Relação com o Palácio do Planalto

Ao ser questionado sobre o grau de proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Pacheco alegou que há uma “relação cordial” entre os dois, relação essa pautada pelo respeito e múltipla contribuição. Ele reiterou, ainda, que sua expectativa é de que essa boa convivência permaneça contínua, pois - segundo o senador - juntos, eles buscam promover a pacificação política no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES