Ciro Nogueira toma posse como ministro da Casa Civil

O chefe da Casa Civil pregou a pacificação e união, pautando que atuará neste sentido.

"Meu sobrenome tem que ser equilíbrio", diz Ciro Nogueira | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) tomou posse nesta quarta-feira, 04 de agosto, no cargo de ministro chefe da Casa Civil. Em seu discurso, pontuou o momento difícil vivido pelo país, destacando que seria 'mais fácil' ter continuado no Senado, porém, que possui uma missão de auxiliar o Governo, conduzindo-o para o rumo certo. 

"Teria sido mais fácil sim não enfrentar esse desafio nesse momento de tamanha dificuldade, radicalização, tamanha crítica, seria mais fácil me acovardar ao receber o cativante e honroso convite de integrar o convite onde tudo está mais difícil, em que o difícil parece ser o novo normal. Seria mais fácil ter continuado a exercer minha função como senador da República para o meu amado estado do Piauí, tudo isso teria sido mais fácil, mas não teria sido mais certo", afirmou.

Para Nogueira, o momento apresenta 'um ponto de inflexão', no entanto, os brasileiros não ficaram à deriva, citando o auxílio emergencial e a vacinação, que segundo ele, 'avança' no Brasil e em breve todos deverão estar imunizados. 

"Tive a honra de aceitar o seu convite para assumir o posto de ministro Chefe da Casa Civil, porque isso é o mais certo, a democracia é líquida e certa, difícil por natureza, mas é a coisa certa, é por isso que estou aqui, para cuidarmos dela, para zelarmos por ela, para nos aprofundarmos nas diversidades, nas diferenças, a nossa realidade democrática. Esse momento apresenta um ponto de inflexão do seu Governo, a travessia do seu Governo durante a maior pandemia da história da humanidade, produziu ondas e abalos gigantescos, e graças ao maior programa social desse país o Brasil não ficou a deriva e a vacinação avança, em breve teremos todos os brasileiros imunizados" comentou. 

Tormentas

O novo ministro enfatizou que 'estamos enfrentando o cabo das tormentas', e que funcionará como um 'ajudante' do presidente Jair Bolsonaro 'avisando dos perigos' e tentando sempre auxiliar a 'encontrar o rumo certo'. 

"Estamos cruzando o cabo das tormentas, das tormentas políticas, das tormentas sociais, econômicas e institucionais, Vossa Excelência é o nosso timoneiro e eu serei aquele ajudante que estará constantemente ao seu lado, avisando os perigos dos percursos, tentando ajudar em meio a névoa, tentando sempre auxiliá-lo a encontrar o rumo certo".

Novo programa social

O chefe da Casa Civil ainda reverberou sobre as eleições de 2022, apontando que é preciso preparar o país para chegar até o pleito da forma correta, com a economia e a política ajustada, e com a vacinação para todos. Ademais, citou o novo programa social que o Governo Federal lançará. 

"Temos um período que conduzirá as eleições de 2022, e é nosso dever preparar o país para chegar às eleições da forma certa, com a economia no prumo certo, com a política ajustada da maneira certa, com a vacinação, volto a ressaltar, garantida e certa para todos os brasileiros, com o programa de assistência social certo, para que os brasileiros não vivam momentos incertos, e com cada vez mais os indicadores econômicos mostrando que o Brasil está no rumo certo". 

Ciro Nogueira cumprimenta Bolsonaro após assinar termo de posse - Foto: Instagram/Senador Fernando Bezerra

Compreensão popular do Governo

Ciro Nogueira complementou afirmando que o tempo mostrará que o 'certo sempre será certo', e terá o reconhecimento, sendo aclamado. Para ele, logo os brasileiros terão uma melhor compreensão do que está sendo feito na gestão Jair Bolsonaro. 

"Nós todos sabemos que será difícil, mas eu tenho certeza que sob sua liderança nós vamos fazer o que é certo, pois muito do que já está sendo feito é o certo, e no momento certo haverá uma compreensão cada vez mais correta por parte dos brasileiros de tudo o que o Governo de certo está fazendo atualmente, e o que é certo pode não ser o mais fácil, pode não ser o do aplauso momentâneo, o que é certo pode não ser o mais popular circunstancialmente, o que é certo pode ser criticado e pode ser incompreendido, o que é certo pode ser muitas vezes atacado, o que é certo pode ser vítima de todo o tipo de injustiça e preconceito, pode enfrentar todo o tipo de dificuldade, mas ao final a história sempre vai mostrar que o que é certo sempre será o certo, o certo será conhecido, será aclamado no momento certo". 

Posse de Ciro Nogueira foi bastante prestigiada (Foto: Divulgação)

Combate à desigualdade

Ciro Nogueira comentou que não há vocabulário de 'esquerda' e 'direita' - referindo-se aos campos políticos, mas sim os problemas que devem ser enfrentados no Brasil. 

"Senhor presidente, não existe vocabulário de esquerda e de direita, existe sim o Brasil e seus problemas que temos que enfrentar: fome e miséria, não tenhamos vergonha de falar essas palavras, temos vergonha dela continuar existindo e que tenham se ampliado já na crise econômica que o senhor herdou, e a resposta do seu Governo não foram palavras, foram quase dez anos de Bolsa Família em auxílio em um único ano, para que a fome e a miséria não exterminasse parte dos brasileiros que mais precisavam, não temos vergonha de falar de desigualdade social, mas sim que ela continue existindo", disse. 

O novo ministro destacou que o Governo Bolsonaro não é de palavras, e sim de ações. "Por isso Vossa Excelência lançará um ambicioso programa social com valores ainda mais altos nos seus benefícios, emprego isso faz parte sim do nosso vocabulário, apesar de todas as dificuldades vamos acelerar a geração de empregos no nosso país, vamos acelerar a economia, o vosso Governo não é e nem pode ser de palavras, nem é nem pode ser de palanque, seu Governo é de ações e ações que serão julgadas no momento certo". 

Nordeste

Nogueira fez uma agradecimento a Jair Bolsonaro por colocar o Nordeste no 'núcleo central do Governo', lembrando suas origens e enaltecendo o Piauí. 

"Vossa Excelência trouxe pra cá um nordestino,e não apenas um nordestino, um nordestino do historicamente esquecido, mas sempre guerreiro e altivo meu amado Estado do Piauí, minha origem é de Pedro II, cidade em que guardo minhas raízes, sua escolha homenageia todos nós nordestinos, todos os piauienses em particular, o senhor trouxe para o coração do seu Governo um nordestino, o Nordeste está no núcleo do Governo por sua decisão". 

O piauiense fez uma comparação com um 'amortecedor', frisando que atuará na diminuição das tensões. "Queria que toda vez que o senhor me visse, lembrasse de um amortecedor. Quero contribuir tal aquele equipamento que pode estabilizar, ajudar a diminuir tensões, para que essa viagem seja mais serena, estável e confortável para todos, o meu nome tem que ser temperança, e o meu sobrenome tem que ser equiílibrio". 

Pacificação e equilíbrio

No discurso, Ciro Nogueira ainda citou a "coragem e sabedoria de Petrônio Portela", pedindo que o guie na nova missão no Ministério. "Nos deixou uma lição que não há um problema de mudar de opinião, mudar de opinião não é contradição, desde que seja para melhor", frisou. 

O chefe da Casa Civil pregou a pacificação e união, pautando que atuará neste sentido. "Tenha nesse seu servidor  alguém comprometido com a estabilização, a pacificação, a unidade". 

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou Nogueira, destacando a sua importância na articulação governista. "A chegada do Ciro Nogueira é uma demonstração de que queremos cada vez mais aprofundar o relacionamento com o Parlamento. E não é a primeira vez que eu digo que Legislativo e Executivo são um só poder. Quase tudo que viermos a discutir aqui passa por lá. E o Parlamento também. Muitos projetos que nascem lá dependem do governo para sua implementação”, disse. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES