Ex-governador de Goiás, Ary Valadão morre aos 102 anos de pneumonia

Ary foi hospitalizado há poucas semanas por causa de uma queda, também em casa, mas exames mostraram que ele não sofreu fraturas

Ary Valadão morre aos 102 anos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-governador de Goiás Ary Ribeiro Valadão morreu de pneumonia aos 102 anos em casa, em Goiânia, nesta segunda-feira (9), segundo sua filha Lúcia Valadão. Após o diagnóstico, a médica receitou antibióticos e o orientou a ficar em casa, mas a saúde estava frágil e ele não resistiu.

Ary foi hospitalizado há poucas semanas por causa de uma queda, também em casa, mas exames mostraram que ele não sofreu fraturas. Logo após a internação veio a pneumonia. Ele deixa esposa, seis filhos, netos e bisnetos.

A família disse que o corpo dele será sepultado no mesmo jazigo do filho Ary Ribeiro Valadão Filho, que morreu em 1981, em Goiânia.

Vice-governador lamenta

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota (Cidadania), lamentou a morte e disse que Ary Valadão foi um "grande estadista".

"Que Deus possa confortar o coração de todos e amenizar a saudade pela partida. Ary foi um grande estadista e deixa um legado que deve ser lembrado com muito orgulho pelos goianos e por seus entes queridos. Que descanse em paz", postou Tejota.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), disse que recebeu a notícia com pesar. "Eu e Thelma enviamos nossas orações à esposa, Dona Maria, e a todos os familiares, amigos e admiradores do ex-governador pela perda", publicou.

Carreira política

Segundo a família, Ary Valadão tem dois registros de nascimento e, em um deles, teria 99 anos ( de 1921), mas a idade correta é a data de 14 de novembro de 1918. Nascido em Anicuns, foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 1947 e 1951 e 1955 e 1959.

Elegeu-se deputado estadual em 1959. Ary Valadão se reelegeu por mais duas vezes. Ainda no legislativo, foi deputado federal por três mandatos consecutivos, de 1967 a 1979.

No executivo, ele foi eleito indiretamente para o cargo de governador de Goiás e administrou o estado entre 1979 e 1983.

Segundo a família, ele sempre foi filiado ao partido União Democrática Nacional (UDN) e encerrou a carreira política com 80 anos, quando não quis mais ser político e também não se filiou a outro partido.

Ary Valadão morre aos 102 anos de pneumonia


Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES