Ex-prefeito é condenado a 8 anos de prisão no Piauí

Ex-gestor de Cocal foi condenado a pena de 8 anos e 7 meses de reclusão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Subseção Judiciária da Justiça Federal em Parnaíba, atendendo a pedido do Ministério Público Federal, condenou o ex-prefeito de Cocal (PI), Fernando Sales de Sousa Filho, por irregularidades na utilização de recursos federais em convênios celebrados entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o município de Cocal, entre os anos de 2009 e 2012. O pedido do MPF foi julgado procedente e a condenação estabelece pena de 8 anos e 7 meses de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado, além de inabilitação, pelo prazo de 5 anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. 

Segundo a ação pena orquestrada pelo Ministério Público Federal, embasada pelo procurador da República Kelston Pinheiro Lages, o ex-prefeito teria desviado os recursos federais previstos nos Convênios 656374/2009 (Siafi 654475) e 701286/2010 (Siafi 661071em dois convênios, sendo que estes foram firmados na época pelo município de Cocal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. Os convênios alvos da ação foram consolidados para a aquisição de veículos para transporte dos alunos dos programas Caminho da Escola e Pró-Infância, nos valores de R$ 200,9 mil e R$ 331,6 mil, respectivamente. 

Portal P8

Neste sentido, de acordo com o MPF, embora o ex-prefeito tenha recebido os citados repasses, não realizou a prestação de contas, apesar de devidamente notificado, evidenciando com isso a ilicitude na aplicação dos recursos e o descumprimento do mandamento constitucional de prestar contas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES