Ex-presidente do TSE será ouvido na Comissão do voto impresso

O pedido para realização do debate é dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE), Odair Cunha (PT-MG) e Bia Kicis (PSL-DF).

Voto impresso | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Será realizada nesta quinta-feira, 20, a audiência público com os ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Neri da Silveira. Na ocasião, a comissão especial analisa a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que discorre sobre o voto impresso.

Participam da discussão o engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico Amílcar Brunazo; o assessor do TSE Giuseppe Janino; e o especialista em Direito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul Ângelo Soares Castilhos.

Deputados questionam resultado de votação (Divulgação)

O pedido para realização do debate é dos deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), Carlos Veras (PT-PE), Odair Cunha (PT-MG) e Bia Kicis (PSL-DF).

Os três parlamentares acusam grupos políticos do País de questionarem o resultado das eleições ao se manifestarem contra as urnas eletrônicas e em defesa do "voto auditável". "Dando a entender que não vão aceitar o resultado das urnas ou vão exigir uma recontagem com auditoria em eleições futuras. Trata-se, portanto, de uma ameaça concreta ao processo democrático e à Justiça Eleitoral", afirmam Chinaglia, Veras e Cunha no documento em que pedem o debate.

Já Bia Kicis, autora da PEC 135/19, diz que a intenção ao propor a medida é a adoção de uma urna eletrônica de segunda geração, uma evolução tecnológica da atual, que permita, a partir da impressão do voto eletrônico, a conferência pelo eleitor e uma futura auditagem, caso necessário. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES