Ex-presidentes buscam diálogo com generais sobre risco de ruptura

A resposta ouvida de generais da reserva e da ativa é a garantia das eleições e que quem vencer tomará posse

Ex-presidentes buscam diálogo com Forças Armadas | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todo o momento tenso por que vive o país principalmente em razão dos ataques do presidente Jair Bolsonaro à democracia levaram cinco expresidentes da República a procurar contatos com militares para saber a disposição dos quartéis.

A resposta ouvida de generais da reserva e da ativa é a garantia das eleições e que quem vencer tomará posse.

Os generais chegaram a ser questionados pelas muitas aparições de Bolsonaro em solenidades militares, em formaturas de cadetes e sargentos.

Ex-presidente Lula é um dos que buscou as forças armadas/Ricardo Sturckert

Presença em eventos

Eles responderam aos seus interlocutores que não podem impedir a presença do presidente nos eventos. No entanto ela não será suficiente para romper a hierarquia. E afastam qualquer hipótese de Bolsonaro contar com insubordinação nas Forças.

Os ex-presidentes que se mobilizaram para contatar os militares são Michel Temer, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor.

 Peças-chave nessa articulação

Todos receberam as mesmas informações de seus contatos. Peças-chave nessa articulação são os ex-ministros da Defesa, Nelson Jobim, Raul Jungmann e Aldo Rebelo.

 Também participa desse movimento o professor de filosofia Denis Lerrer Rosenfield, que é amigo de Temer e mantém boas relações com generais, como o ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Sérgio Etchegoyen e com o vice-presidente Hamilton Mourão. Pelo menos seis generais da ativa e da reserva forneceram os relatos sobre a situação do Exército.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES