Executivo tem que enviar Orçamento 2023 ao Congresso até esta quarta

O PLOA deve indicar ainda o valor do Auxílio Brasil a ser pago em 2023.

Projeto da Lei Orçamentária será avaliado primeiro na CMO | Cléber Medeiros/Senado Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para que o Poder Executivo encaminhe ao Congresso Nacional o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 termina nesta quarta-feira, 31. A proposta prevê as receitas e fixa as despesas públicas para o próximo ano.

O prazo para a apresentação do PLOA é fixado na Constituição FederalO projeto traz as previsões do Poder Executivo para variáveis macroeconômicas, como produto interno bruto (PIB), inflação, câmbio, taxa de juros e salário mínimo.

O PLOA deve indicar ainda o valor do Auxílio Brasil a ser pago em 2023. A Emenda Constitucional 123/2022, promulgada pelo Congresso em julho, assegura um benefício de R$ 600 até 31 de dezembro deste ano. A partir de janeiro, caso não haja uma nova mudança na legislação, o auxílio pode voltar a R$ 400.

Congresso deve receber proposta da LOA nesta quarta (Cleber Medeiros /Senado Federal)A proposta orçamentária será analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) antes de seguir para votação em sessão conjunta do Congresso. O relator-geral do Orçamento neste ano é o senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Os 16 relatores setoriais também já foram definidos e devem apresentar pareceres sobre áreas temáticas específicas do Orçamento. Das 16 relatorias setoriais, seis ficaram com senadores Confúcio Moura (MDB-RO) — Saúde, Plínio Valério (PSDB-AM) — Cidadania e Esporte, Irajá (PSD-TO) — Turismo e Cultura, Rodrigo Cunha (União-AL) — Economia, Trabalho e Previdência, Fabiano Contarato (PT-ES) — Meio Ambiente, Eliane Nogueira (PP-PI) —Mulheres, Família e Direitos Humanos.

Vetos à LDO

Além de discutir a LOA de 2023, senadores e deputados ainda precisam decidir sobre os vetos (VET 45/2022) do presidente Jair Bolsonaro ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023. A LDO estabelece as metas e prioridades da administração pública federal e orienta a elaboração da LOA.

O PLN 5/2022 foi sancionado no dia 9 de agosto como Lei 14.436. Mas o chefe do Poder Executivo barrou 294 dispositivos do texto aprovado em julho pelos parlamentares. Os vetos à LDO trancam a pauta do Congresso a partir de 9 de setembro. (Fonte: Agência Senado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES