Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Exército espera aval do presidente do STF para perícia no Piauí

Litígio entre o Ceará e Piauí pode beneficiar 7 cidades piauienses com mais terras

Compartilhe
Google Whatsapp

Relatora do processo que envolve o litígio de terras entre o Piauí e o Ceará, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia encaminhou os autos da ação ao presidente da Corte, Dias Tofolli, disciplinando a transferência de R$ 6,9 milhões à conta do Exército, para que seja realizada perícia nos pontos de desacordo entre os Estados. O valor será pago integralmente pelo Executivo piauiense, já que o Ceará não demonstrou interesse ao processo, que pode garantir uma nova de gamas de terras para o Piauí. 

As cidades que podem ser diretamente beneficiadas com o processo, são: Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves,Pedro II São João da Fronteira, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio.

O território alvo do processo, abrange no Ceará os municípios de Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.  O processo será realizado pelo Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) a partir de levantamento de modelo digital de elevação a ser feito por empresa privada.

De acordo com as informações do STF, a disputa envolvendo as áreas surgiu após a publicação do 

Decreto Imperial 2012, de 22 de outubro de 1880, que alterou a linha divisória das então duas províncias. Em 1920, sob mediação do presidente Epitácio Pessoa, os dois estados assinaram um acordo arbitral, com a previsão de que o Governo da República mandaria “engenheiros de confiança” fazer um levantamento geográfico da região, o não ocorreu até os dias hoje.

R7


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se