Exército espera aval do presidente do STF para perícia no Piauí

Litígio entre o Ceará e Piauí pode beneficiar 7 cidades piauienses com mais terras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Relatora do processo que envolve o litígio de terras entre o Piauí e o Ceará, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia encaminhou os autos da ação ao presidente da Corte, Dias Tofolli, disciplinando a transferência de R$ 6,9 milhões à conta do Exército, para que seja realizada perícia nos pontos de desacordo entre os Estados. O valor será pago integralmente pelo Executivo piauiense, já que o Ceará não demonstrou interesse ao processo, que pode garantir uma nova de gamas de terras para o Piauí. 

As cidades que podem ser diretamente beneficiadas com o processo, são: Luís Correia, Cocal, Cocal dos Alves,Pedro II São João da Fronteira, Buriti dos Montes e São Miguel do Tapuio.

O território alvo do processo, abrange no Ceará os municípios de Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Ipueiras, Poranga, Ipaporanga e Crateús.  O processo será realizado pelo Comando do Serviço de Cartografia do Exército Brasileiro e pelo seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) a partir de levantamento de modelo digital de elevação a ser feito por empresa privada.

De acordo com as informações do STF, a disputa envolvendo as áreas surgiu após a publicação do 

Decreto Imperial 2012, de 22 de outubro de 1880, que alterou a linha divisória das então duas províncias. Em 1920, sob mediação do presidente Epitácio Pessoa, os dois estados assinaram um acordo arbitral, com a previsão de que o Governo da República mandaria “engenheiros de confiança” fazer um levantamento geográfico da região, o não ocorreu até os dias hoje.

R7



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES