Fábio Novo defende projeto de lei que cria Rota das Cachoeiras do Piauí

A matéria cria a Rota das Cachoeiras integrando mais de 15 cidades com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo.

Cachoeira do Urubu | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (16), o deputado Fábio Novo (PT) utilizou a tribuna para defender o seu Projeto de Lei Ordinária (PLO) 13/2023, que cria a Rota das Cachoeiras do estado integrando mais de 15 cidades com o objetivo de valorizar e utilizar de forma sustentável o patrimônio natural piauiense por meio do ecoturismo.

O foco da criação da rota, segundo o deputado, é integrar as experiências nas cachoeiras com gastronomia, cultura, artesanato e outras atividades que possam ser realizadas nesses locais. Além disso, deve-se buscar a melhoria na infraestrutura de receptivo de visitantes nesses patrimônios naturais.

Além das possibilidades para o turismo, Fábio Novo falou que a apresentação das cachoeiras para outros estados do Brasil muda a visão que os brasileiros têm do Piauí. “Quando a gente dizia que no período das chuvas tínhamos cachoeiras temporárias, e temos, inclusive, algumas que são perenes, muita gente não acreditava. Porque a visão que se tem do estado do Piauí é que é um estado seco”, afirmou o líder do Governo.

Cachoeira do Urubu, em Esperantina (Divulgação)

Deputado visitou mais de 30 cachoeiras

O deputado acrescentou que o projeto foi construído depois de ele visitar mais de 30 cachoeiras por todo o estado. Cidades como União, Castelo do Piauí e Batalha fizeram parte do roteiro de Fábio Novo. Ele lembrou que o Governo do Estado chegou até a fazer um guia sobre esses patrimônios piauienses, mas pontuou que o desafio é avançar, inicialmente, na infraestrutura.

Entusiasta da iniciativa apresentada por Fábio Novo, o deputado Francisco Limma (PT) destacou parte da região norte do estado que começa nas cidades de José de Freitas e Campo Maior e chega a Piracuruca e Luzilândia. Por fazerem parte da área que mais chove no Piauí, esses municípios possuem muitas cachoeiras, lagoas e rios com potencial turístico. A sugestão de Francisco Limma é que haja a realização de atividades nesses mananciais entre os meses de janeiro e julho em ações integradas que formariam dois circuitos ligando Teresina a Parnaíba.

As ideias foram recebidas com entusiasmo por Fábio Novo, pedindo que Francisco Limma subscrevesse o PLO 13/2023. Essa solicitação foi acatada sob elogios, os quais foram repetidos pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES