Fábio Novo e Themístocles Filho são denunciados por propaganda extemporânea

Os deputados teriam realizado “ampla publicidade” dos seus nomes nas indumentárias dos foliões, os abadás, usadas durante o carnaval deste ano.

Deputados denunciados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois deputados estaduais estão sendo acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE-PI) por propaganda extemporânea. A Comissão de Juízes da Propaganda Eleitoral recebeu na semana passada as denúncias dos procuradores Tranvanvan Feitosa e Carlos Wagner. De acordo com os procuradores, tanto o deputado Fábio Novo (PT), quanto o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Sampaio Filho (PMDB), teriam realizado ?ampla publicidade? dos seus nomes nas indumentárias dos foliões, os abadás, usadas durante o carnaval deste ano.

O descumprimento da lei que proíbe a propaganda eleitoral antes do dia 6 de julho teria acontecido no município de Pedro II. Os processos contam com registros fotográficos e amostra do material. Apenas este ano o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) multou por propaganda extemporânea o senador Heráclito Fortes (DEM), o deputado federal Ciro Nogueira (PP) e o secretário estadual de Educação e pré-candidato do PT a governador, Antônio José Medeiros (PT).

DOAÇÕES- O TRE-PI adiou mais uma vez a decisão sobre o julgamento dos mais de 400 processos de doações ilegais nas eleições de 2006. O impasse sobre a legitimidade dos dados usados nas denúncias feitas pelo MPE-PI no final do ano passado só será resolvido na sessão da próxima terça-feira, 23. O presidente do Tribunal, Raimundo Eufrásio, pediu vista aos processos.

O juiz Valter Alencar alega que as ações ferem o direito à privacidade das informações fiscais dos eleitores, enquanto o procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, pontua que os dados foram obtidos legalmente pela Receita Federal e repassados ao ex-procurador Marco Túlio Caminha através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se Eufrásio considerar a obtenção das provas ilícitas, todos os processos serão anulados. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES