Fábrica de cimento de Portugal vai usar babaçu do Piauí como carvão do endocarpo

Fábrica de cimento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

PEDRA FUNDAMENTAL DE USINA PARA A BENEFICIAMENTO

DO COCO BABA?U SER? LAN?ADA DIA 11 DE MAIO NO PIAU?

Na reuni?o, realizada na sexta-feira, dia 14, em Fortaleza(CE) com o criador do biodiesel, o engenheiro qu?mico Expedito Parente, ficou acertado que no 11 de maio deste ano, Dia das M?es, ser? lan?ada a pedra fundamental da usina de beneficiamento do coco baba?u para a produ??o de biodiesel. At? o dia 7 de abril, um t?cnico da Tecbio, empresa do Expedito Parente, vem ao Piau? para fazer um estudo sobre a ?rea na regi?o de Esperantina, onde deve ser instalada a usina.

Foi definida ainda uma agenda de a?es que v?o garantir a instala??o da ind?stria, que inclui a licen?a ambiental, os estudos ambientais da ?rea e o per?odo de organiza??o das quebradeiras de coco que participar da gest?o do neg?cio.

Durante a reuni?o, Expedito Parente, disse que o baba?u est? chamando ? aten??o do mundo pelas muitas possibilidades de oferta de mat?ria-prima para v?rios segmentos industrias. Segundo ele, o o endocarpo do coco baba?u, que ? a parte usada para fazer carv?o, pode resolver a situa??o da ind?stria de cimento de Portugal que est? amea?ada de fechameto por falta de produtos de combust?o menos poluentes.

Expedito falou que a tonelada de endocarpo pode ser vendida por at? a 250 euros na Europa, para alimentar os altos fornos industriais. Segundo ele, isso ? uma remunera??o "excelente", j? que outros produtos do g?nero para o setor s?o comercializados a 170 euros em pa?ses europeus.

A deputada Flora Izabel, autora da proposta que prev? a inclus?o das quebradeiras de coco boba?u no programa nacional de biodiesel, disse que os estudos para a instala??o da usina est?o avan?ados e que o Piau? ser? o grande beneficiado com o novo empreendimento. Segundo ela, o Estado tem 900 mil hectares de coco baba?u, mas o produto ainda n?o ? utlizado na sua integralidade.

"Al?m de possibilitar o aumento da renda das quebradeiras de coco baba?u, a usina que ser? instalada na regi?o de Esperantina vai colocar o Piau? em posi??o de destaque por aproveitar o baba?u na fabrica??o de biodiesel. O Expedito Parente nos falou que ? o autor do experimento que usou biodiesel numa empresa a?rea da Europa. Ent?o, isso mostra que estamos no rumo certo em defender essa ?rea", explica Flora Izabel.

Participaram tamb?m da reuni?o em Fortaleza o prefeito de S?o Jo?o do Arraial, Francisco Lima, e o superintendente de rela?es governamentais do governo do Estado, Francisco Ant?nio. Lima desenvolve um programa no munic?pio que aproveita um dos subprodutos do coco baba?u na merenda escolar. Os participantes da reuni?o ficaram admirados quando Lima mostrou a moeda Cocais que passou a ser utilizada pelos moradores de S?o Jo?o do Arraial. O dinheiro tem selo e maraca d"?gua contra a falsifica??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES