FHC presta depoimento como testemunha de Roberto Jefferson no caso mensalão

FHC foi indicado pelas defesas para testemunhar e notificado pela Justiça para depor

FHC depoe no caso Mensalao | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prestou depoimento nesta quinta-feira (4) como testemunha do deputado federal cassado Roberto Jefferson, réu no processo do mensalão. FHC deixou o prédio da Justiça Federal de São Paulo por volta das 15h20 e não falou com a imprensa. O ex-presidente também é testemunha do ex-deputado José Janene.

FHC foi indicado pelas defesas para testemunhar e notificado pela Justiça para depor. No processo, o procedimento é que as testemunhas sejam indicadas pela defesa dos réus e notificadas pela Justiça para comparecer ao depoimento. Não há punição se elas não comparecerem para depor.

O ex-governador de São Paulo e atual secretário de Desenvolvimento do Estado, Geraldo Alckmin, também é testemunha de Jefferson, prestou depoimento nesta tarde e deixou o prédio da Justiça por volta das 16h. Ele também não falou com a imprensa.

O advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luis Francisco Correa Barbosa, que acompanhou a audiência, a portas fechadas, disse que os depoimentos favorecem seu cliente.

?A denúncia é totalmente imprópria, não tem base em prova nenhuma", disse. De acordo com Barbosa, o foco principal das falas foi a participação do ex-presidente e do ex-governador paulista na reforma da previdência.

"Segundo a acusação, Roberto Jefferson, meu cliente, e outros, são acusados de terem votado na reforma da previdência mediante pagamento em dinheiro. O que foi possível vistoriar desde que ele [FHC] era senador, ministro da Fazenda e presidente da República é que isso é uma questão dogmática e programática do partido de Jefferson, o PTB. Que ele [Jefferson] sempre lutou por isso em governos anteriores, desde a Constituinte", disse.

Depoimentos

Também serão ouvidos nesta quinta-feira Irineu Casemiro Pereira e Gelsu Aparecido de Lima (testemunhas de João Paulo Cunha), e Petter Glazier (testemunha de José Roberto Salgado).

Enzo Barone e Alexandre Senra, que testemunhariam em defesa de Ramon Hollerbach Cardoso, não foram localizadas.

A defesa de José Dirceu desistiu de ouvir Lázaro de Mello Brandão e a de Marcos Valério desistiu de ouvir Emídio de Souza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES