Fidel volta a citar Niemeyer em carta de renúncia em Cuba

Fidel volta a citar Niemeyer em carta de renúncia em Cuba

Fidel volta a citar Niemeyer em carta de renúncia em Cuba | Folha Online
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na carta em que anuncia sua ren?ncia, publicada nesta ter?a-feira na vers?o online do jornal oficial do Partido Comunista cubano, o "Granma", o l?der cubano Fidel Castro voltou a mencionar o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

"Penso como Niemeyer que ? preciso ser conseq?ente at? o final", diz a carta, repetindo uma frase que havia sido citada em uma outra carta lida por Fidel em uma transmiss?o da TV estatal cubana em dezembro.

Na carta desta ter?a-feira, Fidel afirma que na declara??o de dezembro teria dado v?rios ind?cios de que estava disposto a renunciar.

A carta [de dezembro] "inclu?a discretamente elementos desta mensagem que hoje escrevo, e que nem o destinat?rio das missivas (Randy Alonso, diretor do programa Mesa Redonda da Televis?o Nacional de Cuba) conhecia o meu prop?sito", diz o l?der cubano.

A cita??o a Niemeyer ? um dos trechos selecionados por Castro da carta anterior e citados na nova missiva, divulgada nesta ter?a:

"Meu dever elementar n?o ? agarrar-me a cargos, e muito menos obstruir o caminho de pessoas mais jovens, e sim aportar experi?ncias e id?ias cujo modesto valor procede da ?poca excepcional que me coube viver".

"Penso como (o arquiteto brasileiro Oscar) Niemeyer, que se deve ser conseq?ente at? o final", acrescentou.

Teu Amigo

Na ocasi?o das comemora?es dos 100 anos do arquiteto brasileiro, Fidel j? tinha enviado uma carta a Niemeyer, felicitando-o pelo anivers?rio.

"Muitas felicidades pelo teu anivers?rio. Que muitas pessoas vivam e possam desfrutar como voc? de mais de cem anos. Teu amigo", escreveu Castro no final da carta, escrita no dia 10 de outubro.

Nesta correspond?ncia, Fidel ainda fez coment?rios sobre o livro de Niemeyer, O Ser e a Vida, que ser? lan?ado neste ano.

"Eu o apoio plenamente em sua ?rdua batalha por estimular o h?bito de ler. Voc? diz que sem a leitura o jovem sai da escola sem conhecer a vida", escreveu Fidel

"Ler ? uma armadura contra todo tipo de manipula??o".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES