Flávio Dino autoriza Força Nacional para auxiliar PF na terra Yanomami

A ação terá caráter episódico e planejado, com duração prevista de noventa dias.

Povo Yanomami enfrenta crise humanitária | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), assinou uma portaria nesta terça-feira, 18 de abril, autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em apoio à Polícia Federal na Terra Indígena Yanomami, localizada no estado de Roraima.

De acordo com a portaria, a atuação da FNSP na Terra Indígena Yanomami será nas atividades e serviços considerados imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. A ação terá caráter episódico e planejado, com duração prevista de noventa dias.

A operação contará com o apoio logístico do órgão demandante, ou seja, da Polícia Federal, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública durante sua atuação na região. O contingente a ser disponibilizado seguirá o planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Terra Yanomami: aeronave é destruída e dois são presos em operação

Lula diz que é preciso demarcar terras antes que invasores 'se apoderem'

Tragédia Yanomami escancarou o escândalo do ouro ilegal, por José Osmando

A Terra Indígena Yanomami é uma das maiores reservas indígenas do Brasil, com uma área de aproximadamente 9,6 milhões de hectares, localizada entre os estados de Roraima e Amazonas. A região enfrenta diversos desafios, como garimpo ilegal, conflitos territoriais e violência contra os indígenas

No início da atual gestão descobriu-se uma crise humanitária que assola o povo Yanomami. As investigações quanto a responsabilização da gestão Jair Bolsonaro seguem em curso. 

A atuação da Força Nacional de Segurança Pública na área busca contribuir para a preservação da ordem pública e a proteção dos povos indígenas na região.

A portaria entra em vigor com a sua publicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES