Flávio Dino diz que é questão de tempo para cepa indiana circular no Brasil

O governador do Maranhão disse que ainda não há transmissão local, mas sem controle em portos e aeroportos, variante deve circular.

Flávio Dino diz que é questão de tempo para cepa circular no Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da confirmação dos primeiros casos de Covid com a variante indiana, o governador do Maranhão Flávio Dino (PC do B), disse em entrevista ao canal CNN Brasil na noite deste sábado (22) que sem controle sanitário nos portos e aeroportos , é 'questão de tempo' para que a cepa circule pelo país. 

Na ocasião, Dino detalhou todo o monitoramento que tem sido feito no Maranhão para evitar que a cepa se espalhe, mas lamentou a falta da mesma preocupação em âmbito nacional.

Flávio Dino mostra preocupação com possível disseminação da cepa indiana por falta de controle (Foto: CCOM MA)

"O Brasil é muito grande e não tem controle sanitário em aeroportos e portos. Por isso, acredito que, lamentavelmente, é questão de tempo para que a chamada cepa indiana também esteja circulando no Brasil", afirmou.

Para o governador, é essencial que as barreiras sejam implementadas pela Anvisa nos portos e aeroportos imediatamente.  Para ele, é uma questão urgente. "Não há dúvida de que uma medida rigorosamente imprescindível e urgente são as barreiras em aeroportos e portos por parte da Anvisa",  disse. 

"Todos os estados estão prontos a colaborar se houver a autorização. No Maranhão, não precisa nem a Anvisa fazer, só autorizar que nós fazemos, porque consideramos altamente necessário". 

CONTROLE NO MARANHÃO - Dino detalhou o que vem sendo feito em solo maranhense para impedir a transmissão local. A cepa indiana é considerada de 'alerta' pela Organização Mundial da Saúde. 

"Nós adotamos as providências que nos cabiam no que se refere ao controle sanitário no hospital, ou seja, a testagem e todas as recomendações para toda a equipe que teve contato com o paciente internado. Notificamos a empresa armadora do navio e a Vale, proprietária do porto, para que não haja a atracação do navio até que haja a liberação sanitária", frisou. 

MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIA MEDIDAS 

Com a preocupação diante da nova cepa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga apontou que  o Governo vai implementar barreiras sanitárias em aeroportos, rodoviárias e rodovias para conter a entrada da variante indiana da Covid-19.

Além disso, serão enviados 600 mil testes rápidos para o Maranhão, no sentido de acompanhar uma possível disseminação da variante indiana. 

"Qualquer passageiro que tiver teste rápido positivo fará RT-PCR com a pesquisa também genômica no intuito de detectarmos a possibilidade da variante indiana. Estamos atentos também a possíveis casos que podem surgir em outros estados, e a conduta será a mesma", comentou.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES