Flávio Dino entra no STF para garantir a importação da Sputnik V

O governador maranhense resolveu recorrer à Justiça para que a Anvisa libere o imunizante em solo nacional

O governador maranhense resolveu recorrer à Justiça para que a Anvisa libere o imunizante em solo nacional | Gilson Teixeira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da demora na liberação, o governador do Maranhão,  Flávio Dino (PC do B), entrou, na sexta-feira (9) com ação, com pedido de liminar,  no Supremo Tribunal Federal (STF), para liminarmente, determinar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  autorize  a importação da vacina contra a Covid-19  Sputinik V, da Rússia.

Os governadores dos estados das regiões Nordeste, Norte e Centro Oeste devem seguir o Maranhão e ajuizar ações semelhantes no STF.

Flávio Dino acusa a Anvisa de protelar e evitar a importação da vacina russa. "Pretender adentrar na análise documental minuciosa de comprovantes de qualidade, segurança e eficácia também fere a lógica da Lei n. 14.124/2021, que equiparou as autoridades sanitárias estrangeiras à Anvisa, uma vez conferido certificado definitivo ao imunizante, como já demonstrado.

Flávio Dino ingressa com ação no STF para importar a vacina russa (Foto: Gilson Vieira)

Reforce-se que a exigência de relatório técnico e todas as providências adotadas pela Anvisa no sentido de aferir qualidade, segurança e  recusa de autorização ou a formulação de exigências complementares precisam ser fundadas em evidências de violação dos requisitos técnicos de qualidade, segurança e eficácia (o que não existe na hipótese ora analisada), jamais em meras ilações ou em apego a formalismo de checar detalhadamente documentos que não são exigidos pela RDC n. 476/2021.

Se a Anvisa, ao exigir a complementação documental, não apresenta fundamentadamente qualquer ressalva ou indício contundente de violação aos requisitos de qualidade, segurança e eficácia, resta comprovado que está adotando procedimento contrário à Seção I da RDC n. 476/2021, em afronta a deliberação da Diretoria Colegiada da Anvisa.

Nota-se, portanto, que a exigência documental apontada por membros da Anvisa como óbice para análise do pedido excepcional de uso e importação da vacina Sputnik V pelo Estado do Maranhão não tem amparo na própria regulamentação elaborada pela referida agência (RDC 476/2021), para dar cumprimento ao comando legislativo extraído da Lei n. 14.124/2021, a qual visou facilitar o acesso aos imunizantes atualmente existentes no cenário internacional, dada a escassez de vacinas no Brasil e a franca disputa de todos os países por esse bem de extremo valor para a preservação de vidas.

Cumpre salientar que se está diante de nítida hipótese de ato administrativo vinculado, posto que o arcabouço normativo que disciplina o tema traçou de maneira exaustiva os requisitos necessários à obtenção da autorização para a importação do referido imunizante, não sendo lícito portanto aos agentes públicos – no caso os técnicos da Anvisa - a realização de juízo de valor", declarou Flávio Dino.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES