Flávio Nogueira apresenta projeto que proíbe privatização da água no Brasil

Projeto de Flávio Nogueira coloca acesso à água potável como direito fundamental e proíbe privatizações

Deputado piauiense Flávio Nogueira apresenta projeto que proíbe privatização da água no Brasil | DIV
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Flávio Nogueira coloca a água como bem estratégico, de interesse nacional e estabelece o acesso à água potável como um direito humano fundamental. A proposta prevê ainda que fiquem proibidas as privatizações dos recursos hídricos do país.

Segundo Nogueira, a União possui função irrenunciável e indelegável sobre os recursos hídricos e deve garantir a preservação integral e a promoção do uso racional, equitativo e sustentável da água como recurso hídrico a fim de salvaguardar a saúde de todos os habitantes e dos ecossistemas do País.

Deputado piauiense Flávio Nogueira apresenta projeto que proíbe privatização da água no Brasil

 “É função da União também a proteção desse direito de seus habitantes e dos ecossistemas nacionais, assim como o fornecimento de uma quantidade mínima e vital de água potável às pessoas ou grupos vulneráveis que tenham dificuldades para acessar esse serviço”, pontuou.

DIREITO À ÁGUA 

Na proposta apresentada, o parlamentar piauiense argumentou que, em 22 de julho de 2010, a Resolução 64/292 da Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu explicitamente o direito à água e reafirmou que água potável limpa é essencial para a realização de todos os direitos humanos.

A citada Resolução também estimula os Estados e organizações internacionais a proporcionar recursos financeiros, a propiciar a capacitação e a transferência de tecnologia para ajudar aos países, em particular aos que se encontram em fase de desenvolvimento, a possibilitar o fornecimento de água potável, limpa, acessível e exequível para todos.

“Contudo, a situação em que se encontra o acesso a esse recurso hídrico vital é dramática, tanto em nossa nação quanto nas demais regiões do planeta”, observou o deputado.

UNIVERSALIZAÇÃO 

Flávio Nogueira também lembrou que, há sete anos, o Brasil, através do Plano Nacional de Saneamento Básico, se comprometeu a universalizar o acesso à água potável.

No entanto, dois em cada dez brasileiros não têm água de qualidade, e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento-SNIS divulgou, em 2015, que, no País, cerca de 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável.

 “A realidade é crítica e requer muito investimento”, frisa o parlamentar, lembrando que, segundo a FAO (A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a água doce disponível por pessoa caiu mais de 20% nas últimas três décadas”, diz o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES