Florentino defende implantação de um Hospital Universitário em Parnaíba

Segundo o deputado, o projeto de construção do hospital universitário vai contribuir na qualificação dos futuros profissionais de saúde

Florentino defende implantação de um Hospital Universitário em Parnaíba | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Florentino Neto (PT) abraçou o projeto de construção do Hospital Universitário de Parnaíba, apresentado pelo professor Dr. João Paulo Macedo, novo reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR). Nos próximos dias o parlamentar deve se reunir com o ministro da Educação, Camilo Santana, para apresentar os estudos de viabilidade técnica para implantação do segundo HU no Piauí. A UFDPAR já possui o terreno, doado pelo empresário Chagas Fontenele, que foi o vice-prefeito de Florentino Neto durante o seu mandato. 

Segundo o deputado, o projeto de construção do hospital universitário vai contribuir na qualificação dos futuros profissionais de saúde, como também viabilizará, aos cidadãos, mais uma forma de acesso aos serviços em diversas áreas, já que integram a rede estadual de saúde. Os hospitais-escolas são tidos como referências na rede pública, sobretudo para a população mais carente que busca de diagnóstico e tratamento adequado.

Florentino defende implantação de um Hospital Universitário em Parnaíba - Foto: Ascom

“O hospital universitário será importante para o ensino, pesquisa e extensão em nosso estado”, destaca Florentino, que revela ainda que atualmente os estudantes estagiam nos estabelecimentos de saúde do Estado porque não tem um campo de prática próprio para eles. “O HU vai atender não apenas o curso de medicina, mas os alunos de outros cursos da área de saúde das universidades da região”, afirma. 

Florentino Neto, que já foi prefeito e secretário de estado da saúde, lembra que em todos os momentos de sua vida pública sempre trabalhou para contribuir com o desenvolvimento de Parnaíba. “ Lutamos pela implantação de dois cursos de medicina na cidade, de cinco residências médicas, do tratamento do câncer, melhoramos o Hospital Dirceu Arcoverde com a implantação de leitos de UTI, serviços de cirurgia pediátrica e neurocirurgia, e, agora, abraçamos a construção do hospital universitário e vamos pedir o apoio de toda a bancada federal para execução do projeto, que é de suma importância para a região Norte”.

De acordo com o projeto, serão necessários aproximadamente R$ 250 milhões para a construção do HU da UFDPAR. Parnaíba conta, apenas na Universidade Federal, com quatro cursos na área de Saúde (Medicina, Fisioterapia, Biomedicina e Psicologia).  “Como deputado defensor da saúde sei que a construção de um hospital universitário, que tem uma função pedagógica, será um marco na assistência em saúde para a região norte, municípios do Ceará e Maranhao e vamos defender esse projeto com compromisso e dedicação”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES