Fonteles confirma acordo com TJPI para suspender ação que tramita no STF

No encontro, Rafael falou sobre os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo e as medidas tomadas pelo Executivo piauiense.

Rafael Fonteles | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles participou de audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida Sousa na manhã desta segunda-feira, 09 de janeiro. No encontro, Rafael falou sobre os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo e as medidas tomadas pelo Executivo piauiense. "Todas as medidas que tomamos aqui no Piauí estou compartilhando com os presidentes do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa", disse.

A meta é garantir a ordem democrática no estado como contriubuir com o governo federal com o envio de homens do Batalhão de Choque. Segundo o governador, os atos antidemocráticos repercutem negativamente na imagem do Brasil e causam prejuízos para economia, pois além de danificar o patrimônio, afastam investidores.

O gestor também falou da ação judicial sobre os valores eventualmente não repassados ao Tribunal de Justiça. "Chegamos ao entendimento de que vamos pedir a Assembleia Legislativa que vote o orçamento ainda nesta semana para que não ocorra nenhum problema de fluxo de pagamento de cada um dos poderes e ao mesmo o presidente Hilo solicita a suspensão, por algum tempo da ação enquanto a gente aqui mesmo, poder Executivo e Judiciário em harmonia, tomaremos a decisão de  acordo que seja bom para sociedade piauiense", disse. Segundo o governador, a  imita foi produtiva no sentido de garantir a harmonia que sempre existiu.

Governador Rafael Fonteles e presidente do Tribunal de Justiça do Piauí - Foto: Divulgação/CCOM

O presidente do TJ disse que a ação ficará paralisada. "Vamos pedir ao ministro relator para que possamos restabelecer o diálogo e o nosso governador já assumiu o compromisso conosco de autorizar a aprovação do orçamento e com isso teremos a tranquilidade para iniciarmos nossas gestões ", explicou o Desembargador. 

Segundo o desembargador, os destinos do Judiciário e do Executivo locais têm que ser tratados aqui. "Temos que começar a construção da solução desse problema aqui. Evidentemente, como o processo já está judicializado, vai passar por homologação no STF. O entendimento e o acordo serão feitos aqui", disse.

O presidente do TJ afirmou ainda que a questão do valor de R$ 7 bilhões está sub júdice. “Não sou eu que vou julgar, mas não vou entrar nesse mérito até porque quem vai decidir é o ministro e me antecipar a esse juízo de valor pode até atrapalhar no entendimento e no acordo que vamos fazer com o Executivo”, afirmou.

Opinião sobre os atos

O desembargador Hilo de Almeida Sousa disse que viu os atos antidemocráticos com muita tristeza. “Acho que foi um dos dias mais tristes da minha vida e o Piauí já começou dando exemplo”, disse, enfatizando que o governador Rafael Fonteles já tinha se antecipado e determinado ao comandante da segurança do TJ para o reforço da segurança dos três poderes. 

“Isso me deixou muito seguro o fato de que o nosso governador estar encarando isso com muita responsabilidade e pelas informações repassadas aqui fico ainda mais confiante. O momento é de união nacional entre os três poderes e todos os estados. É hora de rever o pacto federativo e fazer essa grande demonstração de que o país está unido”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES