Fonteles e Grupo Tomazini discutem instalação de agroindústria em Uruçuí

O investimento previsto no projeto é de R$ 2 bilhões e devem ser gerados cerca de 3.000 empregos diretos e mais 10.000 indiretos.

Governador e Grupo Tomazini discutem instalação de agroindústria em Uruçuí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles se reuniu com executivos do Grupo Tomazini e da Equatorial Piauí, nesta quarta-feira (8), para tratar da implantação de uma agroindústria em Uruçuí, no Sul do estado. O presidente da Agência de Atração de Investimentos do Estado do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida, também esteve presente nas tratativas.

O Grupo Tomazini atua no Piauí desde 2009, com destaque na produção de soja e milho e agora pretende investir em um frigorífico de aves. O investimento previsto no projeto é de R$ 2 bilhões e devem ser gerados cerca de 3.000 empregos diretos e mais 10.000 indiretos.

Governador e Grupo Tomazini discutem instalação de agroindústria em Uruçuí (Foto: Reprodução)“Esse novo empreendimento do grupo no Piauí vai gerar muito mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Então, o Estado está ajudando na infraestrutura, principalmente na energética, para que eles possam começar a construção desse empreendimento”, destacou o governador Rafael Fonteles.

A Equatorial Piauí participa das discussões por se tratar de um grande projeto e que demanda alto consumo de energia. Para que seja possível a sua execução, a distribuidora deve construir uma nova linha de transmissão de 138 kV (kilovoltampere) de Ribeiro Gonçalves A Uruçuí.

“Temos total interesse em realizar esse investimento, por isso já acertamos a instalação de um novo transformador de potência na subestação que atende ao Grupo. Com ele, garantimos a capacidade necessária para a execução de seus projetos até 2024. Depois, com a construção de uma linha de transmissão de 115 km, garantimos a execução total dos serviços planejados”, destacou Hélio Rafael Filho, presidente da Equatorial Piauí.

Governador e Grupo Tomazini discutem instalação de agroindústria em Uruçuí (Foto: Reprodução)Os custos para a construção desta nova linha de transmissão ainda estão sendo discutidos entre o Governo do Estado, Equatorial Piauí e o Grupo Tomazini. O prazo para execução é de dois anos.

O Projeto

Segundo o diretor do Grupo, Juliano Tomazini, o novo projeto apresentado ao Governado do Estado é voltado para a avicultura, isto é, a criação de aves para a produção de alimentos. “A nossa previsão é de que ele seja implantado em duas etapas. A primeira consiste no abate de 150 mil aves por dia. Já na segunda, a intenção é dobrar esse número e iniciar uma fábrica de produção de salsichas, linguiças, mortadela e outros produtos”, explicou.

Governador e Grupo Tomazini discutem instalação de agroindústria em Uruçuí (Foto: Reprodução)Para o governador, o empreendimento é muito importante para o desenvolvimento do estado. “Com esse frigorífico, a gente vai proporcionar uma nova fase do agro no Piauí que é a industrialização da produção. Isso vai gerar mais emprego e mais renda porque o Piauí tem essa vocação, tanto na agricultura familiar quanto no agronegócio e agora indo para a agroindústria”, afirmou Rafael Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES