Fonteles recebe ministra e trata sobre combate à violência contra a mulher

Ministra da Mulher está em Teresina nesta quinta-feira (16) e esteve reunida, no Palácio de Karnak, com o governador do Piauí, Rafael Fonteles

Ministra Cida Gonçalves em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles recebeu nesta quinta-feira (16), no Palácio de Karnak, a visita da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para tratar de ações e políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Segundo Fonteles, o presidente Lula recriou o Ministério da Mulher, assim como aqui no Piauí, a Coordenadoria foi transformada em Secretaria com o objetivo de ampliar as políticas de apoio às mulheres, especialmente no enfrentamento à violência e na promoção da independência financeira por meio de programas do empreendedorismo feminino.

Ministra Cida Gonçalves esteve nesta quinta-feira em Teresina | FOTO: Divulgação

“Acho que são as duas principais políticas para que possamos ter as mulheres cada vez mais respeitadas e com a igualdade que esperamos na sociedade que, inclusive, elas são predominantes com 52% da população”, disse o governador.

Fonteles ressaltou que, infelizmente, o Piauí tem vivido casos graves de violência contra a mulher. “Então essa visita da ministra vai nos ajudar a ter procedimentos mais rígidos em todas as secretarias, envolvendo todos os poderes para que esses casos não fiquem na impunidade e, principalmente, não ocorram mais”, disse, destacando que o Governo procura fazer essa política de prevenção nas áreas da segurança, saúde e assistência social.

Segundo o chefe do Executivo Estadual, o Ministério já está fazendo investimentos importantes no Piauí, como a  Casa da Mulher Brasileira em Teresina, Picos e São Raimundo Nonato. “Essa ação deve ser ampliada e também o fortalecimento de todos os instrumentos que temos ligados ao Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança Pública, o fortalecimento das delegacias especializadas, da Patrulha Maria da Penha e tantos outros procedimentos para fazer esse enfrentamento à violência”, comentou.

Cida afirmou que o orçamento da pasta é pequeno, já que o governo anterior destinou apenas R$ 23 milhões. “Estamos recompondo o orçamento e teremos um orçamento maior e se não tivermos recursos, teremos ações com diversos outros ministérios, de forma integrada, para termos ações concretas e sairmos dessa situação”, disse a ministra, ressaltando ainda a necessidade de investimento político. 

“Precisamos de credibilidade, pessoas como o governadores , a sociedade civil e a população se envolvam, pois um vizinho e um parente podem evitar um feminicídio. Não é apenas o Poder Público”, disse.

Rafael Fonteles lembrou ainda do programa estadual Fomento Mulher, que ajuda as empreendedoras para que elas tenham sua independência financeira. “Sem dúvida, isso representa muito no crescimento e na proteção das mulheres, pois elas precisam de mais inclusão na economia”, relata.

Ministra Cida Gonçalves em reunião com Rafael Fonteles no Palácio de Karnak | FOTO: Divulgação

Investimentos em políticas públicas para mulheres

A ministra disse que está estabelecendo uma parceria para procedimentos em casos concretos. “São investimentos e planejamentos para que possamos ter o estado do Piauí como exemplo para o Brasil de enfrentamento à violência contra as mulheres, para que não tenhamos mais feminicídio e violência sexual da forma como tem ocorrido”, disse.

A ministra destacou a parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Assembleia Legislativa para que, de fato, possamos ter um estado e um país sem violência contra a mulher.

A ministra Cida Gonçalves informou que para o Dia 8 de Março serão anunciadas várias ações como o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, que trabalha ações de prevenção, com a expansão da Patrulha Maria da Penha, tornozeleira eletrônica, campanhas nas escolas e uma campanha para incluir no currículo das escolas, discutir com as crianças o que pode e o que não pode. “Precisamos fazer com que a população, as crianças, as mulheres, os adolescentes possam dizer não e para isso precisam ter conhecimento e informações”, explicou  a ministra.

A Secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, declarou que além dos equipamentos previstos como a Casa da Mulher Brasileira em Teresina, em Picos e São Raimundo Nonato, é possível avançar em outras casas e parcerias. 

“Foram vários momentos de construção com a ministra, que segue até esta sexta-feira (17), com uma reunião com o secretário de Segurança, Chico Lucas, e com a Rede de Enfrentamento à Violência . Então vamos consolidar todas essas políticas nessa visita da ministra, e que avance para que possamos ampliar o enfrentamento da violência contra a mulher”, relatou Zenaide, declarando que todas as três casas serão entregues este ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES