Forças policiais do Piauí fazem treinamento com polícia francesa

Parceria entre polícia francesa e governo do Piauí realiza treinamento das forças policiais estaduais.

Governadora reunida com secretário de Segurança e representantes do governo francês | Gabriel Paulino
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As forças policiais do Piauí receberam treinamento especial da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em parceria com o governo francês. O objetivo é a capacitação dos policiais com novas técnicas de investigação criminal. Ao todo foram 27 policiais civis que participaram do curso.

O secretário de Segurança, Rubens Pereira, explica que a cooperação técnica entre França e o Piauí acontece desde 2018 e os treinamentos irão se estender para as forças do Corpo de Bombeiros. 

"Esse curso é resultado de cooperação técnica que temos com a embaixada francesa, estamos realizando agora aqui no Piauí uma capacitação em investigação criminal, são 27 policiais civis, 25 do departamento de homicídios e 2 peritos. Já estamos estendendo também para outras ações já para semana que vem, vamos capacitacar o Corpo de Bombeiros. Nós sabemos que o Piauí no segundo semestre sofre com essa questão da queimada, então faremos a capacitação com os bombeiros agora nos dias seguintes. Então essa cooperação é muito importante e estamos fortalecendo com a ajuda da governadora Regina", explica.

Governadora Regina Sousa com o secretário Rubens Pereira e representantes do governo francês (Gabriel Paulino)

Regina Sousa comemora parceria

A governadora Regina Sousa comemora a parceria entre a embaixada francesa com a PM do Piauí, destacando os novos conhecimentos adquiridos pela força piauiense. "É uma parceria que acontece desde 2018, trocando experiências com a nossa polícia, treinando a nossa polícia em investigação criminal. Então isso é muito bom, conhecer outra realidade, as pessoas daqui, às vezes, vão lá e eles vêm aqui fazer o treinamento, então é sempre muito bom esse entrosamento entre as polícias e o treinamento é uma cortesia até da polícia francesa que treina o nosso pessoal para estar cada vez melhor na perícia criminal", comemora.

O embaixador da França, Giodano Serge, explica o conteúdo apresentado no curso, como novas tecnicas de investigacao na área criminal. "A polícia nacional francesa desenvolveu diversas técnicas em relação a investigação criminal na parte da perícia, então o objeto dessa capacitação é mostrar as novidades na questão da cena do crime, da telefonia, do DNA, da técnica desenvolvida com os cachorros, a questão da cena do crime em 3D, desenvolver uma cena de crime virtual. Então todas essas coisas a gente mostra no decorrer do curso, técnicas mais modernas", conta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES