FPE deve subir 13% este ano, avalia Silvano

A expectativa, segundo o secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, é atingir um índice maior do que o registrado no ano passado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Fundo de Participação do Estado (FPE) deve aumentar 13% este ano. A expectativa, segundo o secretário estadual de Fazenda, Silvano Alencar, é atingir um índice maior do que o registrado no ano passado. ?O FPE acompanha o crescimento do país e como a tendência é de aumento, isso deve se refletir na economia local?, destacou o secretário. Atualmente, explica Silvano, o FPE encontra-se ?estável? no Piauí.

O secretário comentou ainda o projeto de lei pretende cobrar o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) nas entradas de mercadorias ou bens de outros Estados que sejam adquiridos por pessoas físicas e jurídicas no Piauí. A medida atingiria principalmente o comércio eletrônico, que no ano passado registrou uma perda de, aproximadamente, R$ 11,9 milhões nesse setor.

Apesar de ter sido enviado para a Assembléia Legislativa no início do ano, o projeto deve ser revisto e a decisão sobre sua implantação no Estado será feita durante o próximo Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). O secretário é favorável à cobrança, que pode incrementar as receitas locais compensando a estagnação do FPE.

?Outros Estados cobram este imposto e Piauí perde uma cifra razoável, inclusive com os cartões telefônicos que entram sem taxação?, ressalta Alencar. Mesmo com a redução das despesas de custeio da máquina administrativa estadual, Silvano pontua que os investimentos estão garantidos. ?A previsão é alcançar, pelo menos, R$ 200 milhões em investimentos, principalmente em infra-estrutura?. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES