Francisca Ivete vence eleição em Dom Expedito por diferença de 13 votos

O município de Dom Expedito Lopes (281 km de Teresina) já tem um novo prefeito.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Dom Expedito Lopes (281 km de Teresina) já tem um novo prefeito. A candidata da coligação PRTB/PDT, Francisca Ivete do Nascimento Lima, venceu o pleito suplementar com uma diferença de 13 votos em relação ao segundo colocado, José Belo, que fazia parte da coligação PSB/PMDB. Belo era apoiado pelo prefeito cassado pela Justiça Eleitoral, Benedito Dantas (PTB). O prefeito eleito em 2008 foi afastado do cargo em julho deste ano por abuso de poder econômico e compra de votos.

Francisca Ivete é esposa do ex-prefeito Agenor Lima, e tem como vice-prefeito Valmir Barbosa (PDT). O advogado Jôfran Santos Moura (PT) e o vice, Paulo de Sousa Santos, que também inscreveram chapas para a corrida municipal, obtiveram apenas 42 votos, ou seja, 0,81% do total. A Prefeitura de Dom Expedito está sendo administrada atualmente pelo vice-presidente da Câmara, Luiz Gonzaga de Sousa (PC do B).

Dos 6.065 eleitores do município, 656 se abstiveram e 5.409 eleitores compareceram às 21 seções. Ainda foram registrados 185 votos nulos e 39 votos em branco. A votação se iniciou às 8h e seguiu até 17h. A apuração terminou antes das 18h. O Cartório eleitoral que funciona na comarca de Picos foi transferidos para Dom Expedito Lopes para agilizar o processo eleitoral.

A nova gestora municipal conseguiu 2.578 votos (49,72%) e o segundo colocado 2.565 votos (49,47%). Apesar de ter contado com o reforço da Força Nacional e da Polícia Federal , ao eleição extemporânea registrou incidentes. Duas pessoas foram presas ontem por terem realizado o transporte irregular de quatro eleitores da zona rural para os locais de votação. Um dos presos é um empresário da região, cujo promotor de Picos Elói Pereira e o promotor Flávio Teixeira Abreu decretaram voz de prisão pela manhã.

Já durante a tarde, um homem embriagado foi preso por causar desordem nas proximidades da seção eleitoral.

A eleição suplementar no município de Cristalândia, que também iria ocorrer ontem foi adiada para o próximo dia 14. A nova data da eleição em Cristalândia é a mesma da escolha do sucessor do prefeito cassado de Oeiras, B. Sá (PSB), subindo para onze o número de eleições suplementares realizadas no Piauí em razão do afastamento, via judicial, dos cargos de prefeitos e vice-prefeitos.

O Piauí já realizou eleições suplementares nos municípios de Barras, Baixa Grande do Ribeiro, Pimenteiras, Francinópolis, Nossa Senhora dos Remédios, Isaías Coelho, Anísio de Abreu e São Pedro desde o pleito municipal de 2008. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) determina novas eleições quando a chapa vencedora das últimas eleições alcançou mais da metade dos votos válidos. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES