Franzé Silva: “Transporte público precisa ser descontaminado da política”

Deputado falou também sobre o concurso público e diz que ele será feito por banca nacional.

Franzé Silva | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa,  foi entrevistado nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, no Quadro Jogo do Poder e discutiu a temática da fome, que este ano é o tema principal da Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e Fome.

Para o combate à fome, segundo o deputado, existe a sistemática ver, julgar e agir. "O atendimento imediato é primordial, mas é preciso olhar o desenvolvimento social e econômico, sendo necessário envolvimento forte entre governos para desenvolver, gerar emprego e renda", disse.

Deputado Franzé Silva é entrevistado no Jogo do Poder (Raissa Morais)

Como presidente da Alepi, Franzé Silva disse que sua proposta é modernizar a Assembleia. "Temos o legado do presidente Themístocles Filho que fez muito pelo Legislativo. Por isso é preciso um grupo de servidores para ajudar o Parlamento. Estamos reduzindo o número de comissionados, queremos paridade entre comissionados e efetivos", disse.

CONCURSO DA ALEPI

No concurso, estão sendo previstas vagas para advogados, contadores, economistas e sociólogos. "Será um grupo para ajudar a elaborar as melhores leis e discutir os grandes problemas que o Piauí precisa discutir e através do Legislativo apresentar soluções", disse. 

Franzé ressalta que foi constituída uma comissão para levantar em cada unidade a demanda do quadro de efetivo necessário para o bom funcionamento da Casa.

Deputado é entrevistado no Jogo do Poder - Foto: Meio Norte

 "Nossa ideia é ter servidores de carreira que, independente do presidente que esteja na Casa, os trabalhos tenham continuidade. A ideia inicial é abrir para 400 vagas para servidores aprovados e pretendemos continuar nessa modalidade de contratação", disse.

Segundo Franzé, para quem desconfia da seriedade do concurso, ele já determinou à comissão para contactar uma banca examinadora de renome para dar transparência a esse processo seletivo. "O processo seletivo será bastante seguro para que as pessoas possam investir tempo e estudos para este concurso", disse.

De acordo com o deputado, o objetivo é tornar o Legislativo moderno, técnico e sempre estar à disposição do poder Executivo para discutir como destravar o desenvolvimento econômico do estado.

TRANSPORTE PÚBLICO

A respeito do transporte público, Franzé disse que esse problema não é da Prefeitura e nem do Estado. "Tento evitar que esse problema seja contaminado pela questão política. O transporte coletivo é sério", diz, enfatizando que o governador Rafael Fonteles já enviou mensagens para auxiliar na solução do problema e que serão transformadas em lei.

"Precisamos agora que a PMT, os trabalhadores, as empresas façam a sua parte", disse, enfatizando que todos sofrem, especialmente o mercado, pois há empresas em que seus colaboradores precisam do transporte coletivo.

Para o deputado, o transporte público é assunto de política pública e precisa ser descontaminado da questão eleitoral.

Sobre a transparência e fiscalização da bilhetagem eletrônica, Franzé disse que tem o número de alunos de Teresina e de servidores que utilizam o transporte público de Teresina, portanto, tem um parâmetro de quantas pessoas usam o transporte.

"Precisamos ter um novo modelo de sistema de transporte coletivo da capital. Não precisamos inventar a renda, basta olhar como outras cidades têm o transporte público funcionando", disse, apelando ao prefeito Dr. Pessoa para que tenha capacidade de abrir esse diálogo, convidando todos os atores envolvidos.

"Precisamos descontaminar esse assunto da política partidária", disse, enfatizando que há proposição de reunião com o presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel

Integração ônibus e metrô

Franzé explicou na entrevista que vê a remodelagem do sistema como uma solução. O modelo atual não foi conversado com a população. "Há descontentamento dos servidores do sistema, do empresariado", diz, enfatizando que tem dialogado com algumas pessoas e as pessoas querem uma remodelação do sistema, que não pode sair apenas de uma pessoa.

"Temos modelos aprovados de outras cidades e a partir desses modelos precisamos adaptá-los à realidade de Teresina", declarou.

Sucessão municipal

Questionado sobre candidatura à Prefeitura Municipal de Teresina, Franzé Silva diz que tem uma missão importante à frente da Alepi.

"Fiz pequenas intervenções, mas tenho um projeto muito maior na área da Transparência e quero que a população olhe para o Legislativo com grande respeito", diz, afirmando que para isso já conversou com Ministério Público, TCE.

Sobre eleição de 2024, ele diz que Teresina precisa ser tratada com carinho e declarou que só vai tratar da eleição de 2024 após o Carnaval de 2024. "Qualquer ação anterior a isso é um desrespeito ao cidadão, ao prefeito e a toda problemática que deve ser tratada em Teresina", diz, enfatizando que está conversando, mas não vai colocar isso em pauta no momento.

Agora, a pauta é tratar dos problemas de Teresina. "Quem bota o Franzé no carrinho não é o Franzé", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES