Pré-sal: Freitas Neto não acredita no veto de Dilma

A proposta de divisão dos royalties do pré-sal foi aprovada por 286 votos a favor e 124 votos contra

Freitas Neto e Tadeu Maia | Andrê Nascimento
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-senador e diretor da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí) Freitas Neto comentou sobre a votação dos royalties do pré-sal, afirmando que não acredita que a presidente Dilma irá vetar a decisão acordada no senado. ?Se ela vetar, vai desagradar o país inteiro para favorecer o Rio de Janeiro e o Espírito Santo?, disse. Freitas Neto classificou as ameaças do governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral como ?terrorismo?. Ele e o secretário de Mineração Tadeu Maia estiveram hoje no programa Agora, da Rede Meio Norte.

A proposta de divisão dos royalties do pré-sal foi aprovada por 286 votos a favor e 124 votos contra. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou em resposta à decisão que, se for levado adiante, o projeto fará o estado perder R$ 4 bilhões. ?O estado fecha as portas, não faz Olimpíadas, não faz Copa do Mundo, não paga servidor público, aposentado, pensionista?, declarou Cabral. Segundo Freitas Neto, o estado, na verdade, não perde nada com o projeto. ?Só querem a manutenção de um privilégio?, disse.

O secretário de Mineração Tadeu Maia afirmou que a aprovação do projeto foi uma vitória de todos os estados, e que a resolução da questão dos royalties do pré-sal era o último entrave contra a exploração do gás natural da bacia do rio Parnaíba. Após a sanção da presidente Dilma, deve ser realizado o leilão dos lotes para extração do gás. Tadeu Maia também comentou sobre outras riquezas minerais que o Piauí possui, como diamantes da região de Gilbués e Monte Alegre. ?O Estado está pesquisando. Em São Raimundo Nonato e Floriano, se encontra hotéis e pousadas esgotados de pesquisadores?, disse. Segundo ele, além da pesquisa, investimentos na área de infraestrutura de transporte precisam acontecer para que possamos usufruir destes recursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES