Gerentes não recomendam importação da Sputnik V pelo Piauí

Imunizante russo produzido pelo Instituto Gamaleya tem mais de 90% de eficácia contra a Covid

Diretoria da Anvisa analisa o pedido de importação da vacina russa feita pelos Estados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniu, extraordinariamente, na segunda-feira (26) para analisar os pedidos de importação da Sputnik V, incluindo o realizado pelo Piauí, para a aquisição de 2,1 milhões de doses. 

Na ocasião, a área técnica representada pelos gerentes Suzie Marie Gomes, Ana Carolina Moreira Marino e Gustavo Mendes Lima Santos expuseram os estudos relacionados ao imunizante russo, produzido pelo Instituto Gamaleya, e não recomendaram a autorização da importação pelos entes federativos. 

Com base nos relatórios apresentados, o relator dos pedidos, Alex Machado Campos, votou por negar os pedidos de importação da Sputnik V feito pelos Estados. Até o fechamento desta edição os demais diretores da Anvisa não haviam proferido o voto. 

Cabe indicar que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, deu autorização para que a partir do dia 29 de abril, Estados como o Piauí importem a Sputnik V. 

No domingo (25), o governador Wellington Dias (PT) teceu críticas pela demora na autorização da importação pela Anvisa. 

"É simplesmente inacreditável… e o povo adoecendo e morrendo no Brasil por falta de vacinas para Covid-19. Sem a licença para importação a vacina Sputnik, comprada pelos estados, não pode vir para o Brasil. Vamos perder a remessa deste mês de abril", complementou. 

Diretoria da Anvisa analisa o pedido de importação da vacina russa feita pelos Estados (Foto: Reprodução)

Atualização às 20h47

O relator Alex Machado Campos vota por negar os pedidos de importação da Sputnik V feito pelos Estados. 

Atualização às 19h49

Os técnicos da Anvisa recomendaram negar pedido de importação da vacina russa; agora, o diretor Alex Machado Campos discursa e apresentará o seu voto. 

Atualização às 19h26 

Em mais uma análise técnica, a gerente-geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária, Suzie Marie Gomes, explica os aspectos de segurança da Sputnik V, analisando também a qualidade e eficácia. 

A gerente não recomendou a autorização da importação da Sputnik V devido a ausência de dados e falhas detectadas nas etapas de desenvolvimento da vacina. 

Atualização às 19h04

Agora, a gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária, Ana Carolina Moreira Marino Araujo expõe as tratativas para o agendamento da análise do laboratório e da produção na Rússia.

Atualização às 18h41

O gerente geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos fala dos aspectos da vacina que não foram bem estudados pela Agência e o impacto na avaliação do imunizante russo. 

Atualização às 18h16

O gerente geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos faz uma exposição sobre o parecer técnico da Anvisa sobre o imunizante até o presente momento. Na análise, a segurança da vacina produzida pelo Instituto Gamaleya é averiguada.

ACOMPANHE AO VIVO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES